Dicas: onde baixar imagens gratuitas

20:54

Muitas pessoas têm me perguntando onde costumo baixar as imagens que são utilizadas no blog. Pensando nisso, resolvi fazer um post com as minhas principais fontes de pesquisa. :)
A ideia é dividir com vocês alguns endereços legais que têm sido de grande valia pra mim, e explicar porque eles são tão importantes. Espero que vocês gostem! :)

Não sei se vocês sabem, mas grande parte do material que eu utilizo possui licença gratuita (com exceção de uma ou outra foto usada para ilustrar um post). Vetores, patterns e até mesmo o tema do meu layout foram baixados em endereços específicos de download gratuito. Para quem não quer gastar ou não tem dinheiro para investir, é a solução mais adequada, afinal de contas, baixando imagens com licença gratuita você não tem que se preocupar com direitos autorais - o que acredite: pode ser o agente causador de uma enorme dor de cabeça!

Se engana quem acha que é impossível encontrar coisas legais nesses sites. Freepik, Shapes4Free e Sweet Clip Art são ótimos exemplos de que dá para fazer bonito sem gastar dinheiro.


O Freepik é um dos endereços mais completos que eu conheço. Não se trata de um site propriamente, mas de um grande e interessante motor de busca, que varre a web procurando conteúdo gráfico gratuito. Em outras palavras, ele redireciona a gente para outros sites onde o download é livre. Com ele, é possível localizar vetores, ilustrações, patterns e fotografias em alta resolução facilmente. Grande parte desse conteúdo vem disponível em extensão .ai (Adobe Illustrator), o que faz do Freepik uma excelente ferramenta tanto para designers, quanto para amadores (feito eu).


O Shapes4Free é outro achado, só que bem mais recente. Encontrei esse site enquanto buscava shapes free para Photoshop. Ele reúne alguns shapes bem legais e até ícones prontos como esse aqui. Me ajudou bastante quando resolvi  criar um novo layout para as categorias do blog. Eu gostei bastante!


Já o Sweet Clip Art é a minha referência predileta quando procuro por coisas mais delicadas e fofinhas para preparar as artes. Diferentemente do Freepik, o Sweet Clip Art armazena tudo em um banco de imagens próprio. Todos os clip arts possuem alta resolução, e foram feitos para serem usados livremente. Muitos deles já ilustraram algumas artes da fan page do blog. Vocês se lembram? 

Gostaram das dicas? Se souberem de mais algum endereço interessante, por favor, não esqueçam de compartilhar. ;)


Aproveito para dar as boas vindas a todos que curtiram a fan page na última semana. Muito obrigada pelo carinho! Vocês são os melhores leitores do mundo!

Veja também:

11 comentário[s]

  1. Mariiiiiiiiiii, sua linda *-*
    Esse post ficará salvo aqui para eternidade!
    Os dites que eu uso nunca mais atualizaram e eu estava perdidinha (até agora)
    Amei muito, já estou vasculhando um a um!
    Muito obrigada ♥
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Jess! ♥ Fiquei muito, muito contente mesmo!
      Beijoca!

      Excluir
  2. Ameeeeeeeeeeeei as dicas! Vivo procurando sites legais assim, com certeza vão para os favoritos *-* Obrigada! :D

    Beijão,
    http://dinha-vieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Dinha! Fico contente que tenha gostado! ♥

      Excluir
  3. To IN LOVE pelos sites que vc indicou. Vou começar a fazer templates para vender então, nada melhor que mais imagens, ícones e tudo mais.

    Muitíssimo obrigada! Bjus.

    http://nataliamedice.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, fico feliz que as indicações sejam úteis! :D

      Excluir
  4. Super fofos, vi uns aqui no seu blog e falei: "aah, onde ela encontrou!!" obrigada pela dica fofa *-*

    ResponderExcluir
  5. Oh Meu Deus! Muito obrigada de verdade ♥
    Estava precisando tanto de sites assim e você foi a minha salvação! YAY :)
    Um beijo.

    http://princessesourit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não sei há quanto tempo tinha a url desse seu post salva nos meus arquivos, e tampouco sei de onde achei. Mas adorei.
    O único que conhecia era o Freepik, que é realmente um achado. Já os outros foram muito úteis! Obrigada por compartilhar esses achados conosco <3
    Beijos. E parabéns pelo blog! :D

    ResponderExcluir