Sobre o direito de sonhar e de lutar de novo


O Brasil inteiro tem acompanhado as manifestações em protesto ao aumento da tarifa do transporte público. O assunto é polêmico e divide opiniões, por isso, quero ressaltar agora mesmo, que respeito a posição de cada um. Sou a favor da democracia, da liberdade de expressão e não tenho, de forma alguma, a intenção e o interesse de debater opiniões nesse post.

Na verdade, fiquei bastante em dúvida se devia ou não escrever este texto. Como vocês sabem, criei o Good News Every Day com o intuito de oferecer um conteúdo leve e inspirador às pessoas... queria que o blog fosse aquele break gostoso no dia a dia de cada um, vocês entendem? Porém, diante do que vem acontecendo em nosso país, senti necessidade de falar a respeito. Prometo ser breve.

Sou a favor da manifestação, sim. Pela primeira vez, em muitos anos, voltei a sentir orgulho desse povo. Como jornalista, já presenciei muita coisa e por diversas vezes, me revoltei. Se já é complicado ver o nosso governo desviando dinheiro público, prometendo reformas e não cumprindo, pior ainda é assistir o conformismo da população diante de tantos absurdos.

Ver as pessoas marcharem pelas ruas, seja em São Paulo, no interior ou em outros estados do país, me faz acreditar que sim - temos o poder de mudar a política e transformar tudo aquilo que sonhamos em realidade. Os protestos, que vão muito além dos vinte centavos, me deixaram com vontade de lutar: por um transporte público decente, por uma carga tributária justa e, por que não, por melhores escolas, por mais hospitais, por saneamento básico, asfalto e um salário mínimo que possibilite o cidadão viver com dignidade.

É claro que, no meio disso tudo, há aqueles que não entendem a importância dessa luta, aqueles que usam o movimento para levantar bandeiras partidárias e promover a desordem, e aqueles que pretendem transformar a manifestação em um cenário de guerra - nestes casos, sou impiedosamente a favor da intervenção policial.

Mas, para aqueles que estão marchando com um propósito, cientes da importância do manifesto, o meu apoio é real. Apesar de não morar em São Paulo, amanhã lutarei na minha cidade pelo direito de impedir o aumento da tarifa. E aconselho a todos que tem um propósito a lutarem por seus sonhos também.

Agora, se você é contra, se não apoia as manifestações, se prefere não opinar a respeito, um pedido: não ofenda aqueles que pensam diferente. O respeito é a base para o bom convívio entre as pessoas. Utilizar as redes sociais para criticar a manifestação das pessoas, é uma enorme perda de tempo. Nesse caso, sugiro: vá ler um livro e procurar uma história que realmente lhe agrade.

Bom fim de noite a todos e para aqueles que irão às ruas, bom protesto!

Veja também:

3 comentário(s)

  1. Foi lindo ver todo o Brasil se mobilizando, fiquei realmente orgulhosa!
    Espero que as pessoas não parem. Que o conformismo desapareça e que os políticos pensem duas vezes antes de nos fazer de bobos.
    Vamos continuar torcendo e lutando pelo nosso país!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Mari, também sou a favor dos protestos, acredito que agora o Brasil vai mudar pra melhor!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, Mari! E acho que você fez muito bem em postar sobre o assunto, às vezes parece que os blogs ficam perdidos numa bolha enquanto o mundo real tá explodindo lá fora!
    Achei ótima a tomada de consciência das pessoas, mas vamos esperar agora para ver o rumo que as coisas vão tomar...
    Beijo!!

    ResponderExcluir

Instagram Images