Dicas legais para quem trabalha em casa

00:10


No comecinho de abril, resolvi deixar meu emprego numa pequena agência de comunicação. Não estava feliz nem me sentindo profissionalmente realizada, então tomei coragem, abri mão daquela coisinha chamada "salário", e me joguei na vida de freelancer.

Foi uma das melhores coisas que eu fiz na vida! No dia seguinte, eu já era outra pessoa: mais animada, mais disposta, e com uma vontade absurda abraçar vários projetos. Comecei a ter mais tempo para o blog, para o Auchei e para uma porção de outras coisas. Tirei um peso enorme das costas e passei a valorizar mais meu trabalho - o que foi muito bom, sabe? Ter coragem para dizer "não, não quero mais isso pra mim" me trouxe um amadurecimento enorme!

O problema é que, depois que passei a trabalhar em casa, peguei alguns vícios que não são muito saudáveis. Como assistir às séries que eu mais gosto até muito tarde e ficar preguiçosa no dia seguinte, ou usar o inverno como desculpa para ficar o dia inteiro de pantufa - o que, vamos combinar, é muito gostoso com esse frio. Hahaha!

Essas manias são como ervas daninhas na rotina da gente. Parecem inofensivas, mas podem causar um baita estrago no trabalho se a gente não se cuidar. Por isso, decidi mudar algumas coisas para recuperar o pique. E achei uma boa ideia compartilhar tudo aqui, para talvez inspirar quem esteja passando por um problema parecido.

Estipule horários
A gente tem hora pra tudo: pra almoçar, pra ir ao dentista, pra tomar remédio, pra encontrar o namorado... com o trabalho, é a mesma coisa. Mesmo que seja em casa, é fundamental ter um horário, saber a hora de começar e o mais importante: saber quando parar. E isso é um pouco óbvio né, gente? Com a mente casada é muito difícil produzir alguma coisa interessante e criativa. Por isso, é importante manter o controle.

Arrume-se
Eu li uma vez, em algum lugar que, quando a gente se sente bonita, a produtividade e a confiança aumentam. A auto-estima interfere no nosso trabalho, por isso, não dá para passar o dia de pijama velho e chinelo, né? O certo é vestir uma roupa legal, arrumar o cabelo, passar uma maquiagem levinha, como se você fosse trabalhar fora de casa. Até porque, vai que aparece um compromisso de última hora? A gente nunca sabe.


Esqueça o Facebook
A não ser que você trabalhe com midias sociais ou coisa assim, passar o dia no Facebook pode não ser muito legal. Tente se desligar de tudo enquanto você trabalha. Manter o foco é importante pra garantir que tudo saia direitinho.

Organize-se
Quando a gente decide trabalhar em casa, deixa de ter chefe - o que pode ser uma benção em alguns casos. Mas o problema é que, com isso, a gente também deixa de ser cobrado e é aí que pode morar o perigo. Organize-se! Improvise uma agenda, um mural, o que for... mas faça um check-list com as principais tarefas do dia. Assim, você não corre o risco de esquecer um job ou um compromisso e evita dores de cabeça.

Faça uma playlist legal
Ouvir música também ajuda. Crie uma playlist com os sons que você mais gosta e coloque pra tocar. Só tome cuidado com o volume - não vá achar que você está em uma super festa, tá? O ideal é deixá-lo bem baixinho, para não tirar sua concentração.


Improvise um cantinho para trabalhar
Esse é um dos itens mais difíceis. Falo isso porque moro em uma casa bem pequenininha... não tem muito espaço sobrando. Mas, quem tem seu próprio quarto ou mora em uma casa maior, não tem desculpa: o certo é reservar um cantinho para trabalhar, de preferência um lugar bem iluminado e longe da TV.


Eu estou bem animada para trazer esses novos hábitos pra minha vida. E vocês, gostaram das dicas? O que mais vocês sugeririam?

Veja também:

8 comentário[s]

  1. Mari, fiquei até emocionada com seu post, sério mesmo. Porque eu não sei explicar muito bem, mas estou passando por um momento ruim na minha vida, de desânimo sabe? E hoje mesmo eu ia falar pra você fazer um post com dicas para dar uma melhorada nisso, já que você disse no post de casamento "É o meu jeito de ser: não consigo iniciar um projeto sem me entregar por inteiro". E suas dicas foram ótimas! Eu fico indo dormir tarde, e não posso acordar tarde :D Acho que só por isso já devo ficar mais desanimada né? Vou seguir suas dicas! Esse final de semana tenho que organizar e limpar a casa, então vou aproveitar para arrumar meu cantinho e estipular horários! :)
    Você é simplesmente demais! :D Mil beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que fofa! Puxa, fiquei tão feliz com o seu comentário... é bom quando os posts atingem as pessoas dessa forma! Eu fico aqui do outro lado toda boba e contente, me sentindo bem por ter feito bem pra alguém!

      Eu também ando meio sem pique, mas vou mudar tudo isso! Parabéns por mudar também. Você vai ver como as coisas vão melhorar! :D

      Beijoca!

      Excluir
  2. Eu adorei as dicaaas, me identifiquei bastante com o inicio do post onde você diz que largou a vida de assalariada e caiu na vida de freelancer, pois eu tenho muuuita vontade de fazer isso, mas bate aquele medinho de nada dar certo e ter que voltar a procurar empregos por aí :~
    Mas sei que um dia ainda vou fazer isso, e vou utilizar suas diquinhas deste post :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!! Adorei o post! Na minha área fica um pouco difícil eu trabalhar de casa, mas acredito que quando vc se organiza deve ser uma delícia mesmo!!
    Gostaria de sugerir que vc fizesse um post falando um pouco sobre o fato de ser freelancer mesmo, do tipo... por onde começar? hahahaha

    Um beijo!
    (:

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parecia que você estava falando de mim no início do texto (só trocar abril por fevereiro), as manias são as mesmas fiquei chocada! hahaha
    Realmente é preciso se auto disciplinar, horários e foco principalmente!

    Adorei muito o post (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, eu amei o seu blog viu? Eu trabalho em casa e sei bem como é isso, hehehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adoramos as dicas, suuuper uteis!
    Beijos

    ResponderExcluir