DIY: tags ilustradas

Há algumas semanas, a Gabi, uma leitora muito querida, sugeriu que eu fizesse um post ensinando como criar tags ilustradas (iguais à essas que você está acostumada a ver nas categorias do blog). Tentei fazer algo divertido e instrutivo ao mesmo tempo e espero ter conseguido... foi a primeira vez que criei um tutorial assim. Hahaha!

Bom, antes de começarmos, é importante ressaltar que quanto mais familiaridade você tiver com o programa, mais fácil será para você compreender as dicas desse post. O software que eu escolhi foi o Photoshop, mas você poderá optar por outro se conseguir aplicar o passo a passo. Vamos lá?

Primeiro de tudo: inicie o Photoshop e crie um arquivo em branco.


Você vai se deparar com uma nova janelinha.


Nos campos referentes à largura e à altura do arquivo, preencha o mesmo valor - como você pode ver na imagem, eu criei um arquivo com 70 pixels de largura por 70 pixels de altura, mas você pode inserir um valor maior ou menor. Depende do seu gosto e do layout do seu blog.

* * *

Agora, com o arquivo criado, vamos começar a desenhar a tag. Como a maioria das blogueiras prefere botões redondinhos, vou ensinar a criar tags dentro de uma circunferência.


No menu de ferramentas, selecione a circunferência e desenhe. Para não ficar feio, depois de desenhar, é necessário alinhar a circunferência dentro do arquivo.



Pronto. Agora vamos desenhar o restante da tag.


Escolha uma forma qualquer e desenhe sobre a circunferência - você pode usar os shapes que já vem instalados ou baixar shapes novos. Quando terminar, não esqueça de alinhar o shape à circunferência.

* * *

Depois de alinhar as camadas e finalizar sua tag, apague o background. Você vai perceber que o fundo ficará transparente, como na imagem abaixo.

Pronto. Agora é só salvar em PNG, hospedar a imagem em um servidor e colocá-la no blog.

* * *

A parte chata é que você terá que criar as tags uma por uma. Mas com o tempo, você vai pegando o jeito. ;)

Veja também:

10 comentário(s)

  1. Obaaa! *-* Você que é muito querida Mari! Com o seu tutorial deu para entender bem melhor e com certeza agora minhas ideias vão sair do papel, quer dizer, do photoshop :D Muito bem explicadinho e como tudo no seu blog, muito fofo *-* Parabéns por sua dedicação! Beijos, te adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Eu estou super curiosa pra ver como vai ficar! Se tiver qualquer dúvida, é só perguntar, tá?
      Beijos e obrigada pelo carinho de sempre!

      Excluir
  2. Ficou bacana Mari, to precisando fazer umas coisinhas assim pra personalizar melhor meu blog :T
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, obrigada!
      Na semana que vem, se tudo der certo, vou apresentar uma coisa legal para quem quer um layout mais profissional - é um projeto meu e do meu irmão. E como parte desse projeto, eu pretendo lançar um blog com dicas úteis para blogueiros. Mas explico melhor depois! :)

      Excluir
  3. Muito fofo. Adorei sua forma de explicar *•*
    Mas acho melhor fazer com fundo transparente né? Assim não precisar apagar nada no final :D
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado, Jess. Mas tem um probleminha: quando a gente faz sem o fundo, não consegue alinhar a circunferência direitinho dentro do arquivo. ;)

      Mas, se a pessoa tiver uma noção boa de desenho e familiaridade com a ferramenta, realmente, é mais fácil. :)

      Excluir
  4. Achei você muito didática Mari! hhahah
    Percebi que na página "Blogs" tem o endereço do Neopolitan Dreams! Agora eu não vou mais atualiza-lo porque comecei um outro blog, o Balaclava. Se quiser mudar o link na sua página depois, eu agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom você ter me avisado... vou mudar agora mesmo!
      Tudo de mais lindo nessa sua nova fase e felicidades com o blog novo! :)

      Excluir
  5. Adorei, prima! Sou péssima em photoshop e meus layouts são sempre os q eu acho na Net, mas quem sabe eu não vou me empolgando pra mudar, né? Parabéns, linda!

    ResponderExcluir

Instagram Images