Entre noivinhas: assessoria de casamento

Via Onewed
Antes mesmo de ficar noiva, eu tinha uma certeza: não contrataria nenhum serviço de assessoria de casamento. Nada contra os profissionais da área, que são muito bons no que fazem e merecem todo o meu respeito. Mas a questão é que eu sempre achei que esse tipo de serviço inibe a autonomia dos noivos, afinal de contas, na maioria dos casos, esses escritórios já têm zilhões de fornecedores para indicar.

Sou aquela noivinha à moda antiga, que faz questão de participar de cada detalhe. É claro que meu trabalho como repórter e social media freelancer me ajuda a ter mais tempo para organizar o casório... mesmo assim, acredito que até com carteira assinada, persistente do jeito que sou, daria um jeitinho de tirar umas horinhas do meu dia para cuidar de tudo.

É o meu jeito de ser: não consigo iniciar um projeto sem me entregar por inteiro. Porém, nem todas as pessoas são assim e algumas noivas, por questões pessoais e até mesmo profissionais, não conseguem planejar um evento de tamanha importância sem contar com uma ajudinha extra.

E agora, você me pergunta: mas afinal de contas, contratar um serviço de assessoria especializada vale à pena, Mari? E eu vou responder: depende. Cada caso é um caso e é preciso pensar bastante antes de sair contratando assessores por aí.

Na minha opinião, se você não tem tempo - ou, por que não, paciência - para escolher o local da cerimônia, o buffet, definir o cardápio, pesquisar opções de lembrancinha, procurar uma boa equipe de filmagem e um fotógrafo legal para registrar tudo, talvez o serviço de assessoria seja uma boa opção. Os assessores, em sua maioria, possuem uma lista com diversos fornecedores para indicar, cuidam da contratação e acompanham cada detalhe de perto - até do RSVP, geralmente, eles cuidam. Em outras palavras, você não precisará se preocupar com quase nada.

Porém, é importante lembrar que esse serviço tem um custo e geralmente, bem alto. Se você fizer uma pesquisa, vai descobrir logo que contar com a mãozinha de um assessor profissional chega a custar de 3 a 5 mil reais.

Então, recapitulando: a assessoria de casamento é uma boa opção, desde que você não tenha tempo, ou não se sinta à vontade para organizar tudo sozinha, e desde que você tenha dinheiro para investir. Se você não se encaixa nesse perfil, aqui vai um conselho: não contrate um assessor de casamento. Invista o dinheiro na casa, no buffet ou na sua lua de mel. E acredite: planejar um casamento não é nenhum bicho de sete cabeças.

Com praticamente 10 meses de antecedência, estou com quase todos os detalhes resolvidos. Não contei com a ajuda de nenhum assessor, mas estou tranquila e feliz com as minhas escolhas. Não teve truque: eu e meu noivo apenas usamos o bom senso. Fomos conhecer pessoalmente cada um dos nossos fornecedores e avaliamos tudo, desde a qualidade do serviço até o valor cobrado.

Para resumir, se você tem tempo livre, se quer que o seu casamento tenha a sua cara, se não se importa de pechinchar, pesquisar, orçar e visitar centenas de lugares e profissionais diferentes, o serviço de assessoria é totalmente dispensável. Seja organizada e tenha paciência. No final, tudo dá certo.

Veja estes posts também!

4 comentário(s)

  1. Meu noivado foi 6 deste mês, ainda nem postei sobre... Eu acho extremamente necessário uma ajuda, ou alguém para ''fazer tudo'' rsrs dá mt dor de cabeça e vc nem aproveita a festa em si..

    Beijos verdes, espero você lá no Tudo que se pode ler http://tqspl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana, tudo bom? Eu também me casei com 24 anos... foi muito especial.
    Aqui em Joinville/SC, acho que o trabalho de uma cerimonialista é bem diferente.
    Além dela dar dicas (somente dicas), ela pode até passar a relação de fornecedores parceiros, mas é você que fecha todos os contratos sozinha...ela dá sugestões, coisas que ficaram boas e outras que não deram certo no casamento.
    E principalmente, organizam tudo no dia.
    Entrada dos padrinhos na igreja, dos pais, do noivo...
    Na festa, a mesma coisa...ela está lá para você não se incomodar e se divertir.
    Não tenho tanto dinheiro assim, mas não me arrependo.
    Dá segurança e comodidade pra noiva, e mesmo assim eu não deixei de participar de cada detalhe :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que a sua experiência foi boa! :) É sempre bom ouvir outras opiniões. Eu, particularmente, admiro o trabalho e acho bom pra quem pode investir. Porém, como tudo é muito caro, acho que os noivos precisam pensar e avaliar se o serviço é fundamental ou não.
      Obrigada pelo comentário! :D

      Excluir
  3. O que eu pretendo Mari, é contratar apenas para o dia do casamento, eu já vi em sites que isso é possível. Porque vou demorar muito tempo para me casar ainda, mas já sei o lugar, o vestido, o buquê que quero, então realmente acho que para escolha dos fornecedores não seja necessário uma assessoria mesmo nessa escolha. Mas acho que no dia é bacana assim como a Lari falou, porque você não tem que se preocupar com nada se contrata uma boa assessoria né? *-* Mas tem que ver essa questão do dinheiro, não dá pra casar e ficar cheia de dívidas! :D Beijinhos!

    ResponderExcluir

Flickr Images