Carta aberta

14:26

Eu estava na dúvida se devia ou não escrever esse post, mas pensei bastante e cheguei à conclusão de que era a coisa certa a fazer. Sei que muitos de vocês souberam do episódio que ocorreu essa semana e já adianto: o post não é sobre ele. Mas sim, sobre como eu me sinto em relação ao Good News Every Day e sobre o meu respeito por cada um de vocês, leitores.

Quem me acompanha há algum tempo, sabe que eu adoro o meu blog. São dois anos de muita dedicação e entrega. Vocês, que tem um blog também, sabem do que estou falando. Às vezes, a gente passa horas na frente do computador, com o editor de texto em branco, pensando no que escrever e o mais importante: como escrever.

Não, não é fácil e dá um trabalho enorme blogar. Toda a vez que publicamos algo e expressamos aquilo que sentimos, damos aos leitores, independente da nossa vontade, a chance de nos julgarem. E é difícil ser julgado, principalmente na Internet. A gente se expõe, sem fazer ideia do que virá em troca. A permanência de um blog, hoje em dia, é definida exatamente por isso: se estamos realmente dispostos a assumir o que pensamos e se aceitamos o julgamento que virá depois disso.

O que aconteceu esta semana me mostrou que é realmente impossível agradar todas as pessoas e que críticas vão existir sempre. Por mais que isso pareça ser uma coisa ruim, à princípio, há sempre lições muito legais para absorver.

Apesar da minha surpresa quando as pessoas me contaram sobre o que havia ocorrido, fiquei muito contente nas horas seguintes. Foi muito bom mesmo receber palavras de carinho de vários leitores e amigos... me fez ter certeza de que devo seguir em frente. Afinal, o blog já foi meu: hoje, ele é de vocês. Cada post que publico aqui é feito de acordo com o que vocês me pedem e eu acho essa troca incrível. Com certeza, a coisa mais triste para quem tem blog é falar sozinho. E eu sei que jamais estive sozinha aqui.

Agora, uma pequena pausa para alguns esclarecimentos: o sorteio que causou tanta polêmica, foi realmente planejado com carinho pra vocês. Eu sabia que muitos leitores aqui do blog não gostam do McDonald's e, pensando nisso, achei que seria legal sortear o bonequinho para quem não come o lanche - o que eu fiz de errado? Além disso, não sei se vocês sabem, mas os brindes - que na verdade, são vendidos junto com o hamburguer (o valor está sempre embutido) - esgotaram-se rapidamente em vários lugares. Por isso, a ideia me pareceu tão boa.

Fotografei o meu brinquedo para preparar o post e mantive o que seria sorteado na embalagem. Escolhi um aplicativo como ferramenta do sorteio - porque, de fato, é bem mais fácil trabalhar com ele - e dei o prazo de um mês para as pessoas se inscreverem. No ano passado, talvez muitos de vocês não saibam, planejei o sorteio de natal do blog e dei um prazo muito curto para as pessoas participarem. Teve gente que ficou de fora e eu não queria que isso se repetisse.

Por que estou contando isso? Pelo simples fato de que respeito muito vocês. Recebi comentários mal educados aqui no blog de pessoas afirmando que estou sorteando algo de segunda mão e tenho que me defender: não é verdade. Ele é novo, está lacrado e foi comprado com muito carinho, na melhor das intenções.

Concordo que ele custou super baratinho, mas, cá entre nós, o valor dele é tão importante assim? Pergunto isso porque, pelo menos na minha casa, as coisas sempre foram bem diferentes... nunca dei muito valor para marcas caras, status e celulares da moda. E apesar de trabalhar - muito - nunca vivi no luxo. Minha casa é simples, tenho um carro velho na garagem e sou muito feliz assim.

Eu acho, de coração, que mais importante do que o que a gente pode oferecer é a intenção com a qual isso é feito Por isso, estejam certos: tudo o que eu fiz, até hoje, foi com a melhor das intenções. Tenho um carinho gigantesco por isso tudo e jamais faria algo para desrespeitar ou desvalorizar vocês.

O episódio me surpreendeu? Sim, seria tolice negar. Mas nada do que disseram vai enfraquecer ou desgastar o que eu sinto pelo blog e por vocês. Vou continuar amando e me dedicando, como sempre fiz.

Ah! Só mais uma confissão: já fui uma profissional completamente mesquinha, dessas que acham que jornalista de verdade não pode ter blog. No primeiro ano da faculdade, a Mariana jamais escreveria em um blog como o Good News Every Day: sem sombra de dúvida, ela detestaria o nome, o layout e se recusaria a falar sobre maquiagem.

Ainda bem que ela cresceu, aprendeu a ser mais humilde e percebeu que a gente não precisa escrever sobre política e economia o tempo todo para parecer mais adulta, mais madura, mais profissional. Entender isso foi muito importante pra ela ser quem ela é hoje: alguém que sente, que se importa e que jamais faria nada para machucar as pessoas.

Eu torço muito para que o blog continue a ser importante pra vocês, que o acompanham desde sempre. Aproveito o post para agradecer o carinho que tenho recebido: muito obrigada por tudo!

Desejo, de todo coração, um fim de semana espetacular a vocês todos!

Veja também:

44 comentário[s]

  1. Falou TUDO Mari!! Realmente estamos com a cara a tapa, mas tudo feito com amor (mesmo com as críticas) vale a pena e é recompensado!
    Mais do que o valor material, e a atitude, o carinho, a intenção que vale! Conhecemos seu blog recentemente e já podemos dizer que amamos!!!
    Continue firme viuuu, seu blog é um sucesso e não deixe abalar com essas coisas!

    Beijinhos das amigas! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho e apoio, é muito importante pra mim!
      Também conheci o blog de vocês há pouco tempo e amei. Desejo todo sucesso em dobro! :)

      Beijos!

      Excluir
  2. Mari, sua lindeza. Lembra sempre do que escrevi pra vc no facebook.
    Te amo, girafa. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou lembrar pra sempre, Feva!
      Te amo também!

      Excluir
  3. Ai não acredito que geraram polemica por causa de um brinquedo do mc donalds Mari! Fico muito triste quando esse tipo de coisa acontece, no meu blog ainda bem que nunca vieram falar mal, mas eu e todas os outros blogs estão sujeitos a isso um dia, por isso sempre fico meio preparada para derrepente receber comentarios mal humorados haha
    Espero que as pessoas mudem um dia né! :T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Elisa. :(
      Eu também torço pra que isso aconteça. :)

      Excluir
  4. Boiando um pouco no texto , desculpe mas nem sei como vim parar aqui , não sou leitora do blog , mas pelo andar da carruagem acho que vc não agradou algumas pessoas . Mas isso acontece é normal. Só fiquei triste por chegar aqui agora e não ter participado do tal sorteio , Amo muito brindes do mc Donalds (coleciono vários em uma prateleira), e se fosse a coleção do meu malvado favorito aí sim eu surtaria pois só consegui comprar um e queria pelo menos dois:(

    Enfim ... seu blog é lindo!(já te sigo no blog , acabei de descobrir isso , por isso vim parar aqui rsrs )um beijo. Sendo Eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Licia. Eu te mandei uma mensagem agora mesmo para dizer que o sorteio encerra dia 09, então, ainda dá tempo. :)

      Excluir
    2. Obrigado Mariana , tô navegando e amando seu blog , parabéns !!!

      Excluir
  5. Nem acredito que isso aconteceu!! seu blog é um amor, você também. Fazer um sorteio já demonstra o quanto você gosta dos seus leitores, não importa o que seja e nem quanto foi. Beijão Mari.
    ~ridicula essas pessoas~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua fofa! Fico feliz que você e mais um monte de gente tenha gostado do sorteio! :)

      Excluir
  6. Tinha planejado falar contigo ontem, mas não deu certo. Pois bem, agora estou aqui para dizer o que eu penso.
    Primeiro, eu sempre tive um carinho enorme por você. Desde o começo. Quando conheci o seu blog, imediatamente me tornei uma seguidora. Pouco tempo depois, já estava indicando o Good News em meu blog, lembra? Fiz uma pequena lista dos meus blogs favoritos.
    E desde o início, eu sempre te achei diferente da 'maioria'. Você se preocupa com o conteúdo do blog, você pesquisa, se dedica, você faz o seu melhor. E saiba, que é possível perceber. E é uma sensação tão boa, quando você se sente 'querida' em um blog que gosta muito. E essa é a 'nossa' sensação. Tenho certeza que falo por todas as leitoras. Nos sentimos bem, aqui. Saímos melhores, voltamos ansiosas por um novo post, uma nova inspiração, um texto motivador e indicações encantadoras.
    Sobre o que ocorreu. Acho que existe o lado bom. Você ganhou novas seguidoras que perceberam o quanto você é especial. Você recebeu o apoio de várias pessoas e o mais importante: você percebeu que não estamos aqui por interesse. Estamos aqui por que temos um carinho enorme e sincero por você e pelo blog.
    Também não me importo com o valor das coisas. Não fui criada dessa maneira, graças a Deus! O importante pra mim, é a intenção, é o gesto de carinho. Isso vale mais.

    Não desanima, querida. Estou aqui, para o que der e vier! <3

    Obs: Só para constar. Na minha cidade nem tem McDonald's. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, Nick, muito obrigada mesmo pelo comentário super fofo e pelas palavras sempre tão carinhosas e gentis! Saiba que eu sinto o mesmo pelo seu blog e isso é tão bom! Não vejo a hora de você voltar a postar. :)

      Você tem razão: o episódio trouxe um montão de coisas boas, MESMO! E a melhor parte delas foi o carinho de pessoas que hoje, não são só blogueiras que eu admiro ou leitoras, mas minhas amigas. É assim que considero vocês!

      Excluir
  7. Já conversamos sobre isso e eu fico realmente muito feliz em saber que você não se deixou abater!
    Tudo o que é feito com amor vale a pena e nós, blogueiras, leitoras, amigos e família, estamos aqui para aprender uns com os outros ;D

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Ma! Obrigada pelo carinho de sempre! :)

      Excluir
  8. Larga de ser boba, sabe o que isso serviu? Pra trazer mais gente pro seu blog.. Falo como uma. Acompanho o Blog da Shame, e gosto.. E a maioria das pessoas pesquisam pra saber de quem está falando e pode ter certeza que várias pessoas passaram por aqui e você acabou ficando conhecida, de um jeito ruim.. mas logo passa e se as que passaram aqui gostaram de outras coisas elas voltam ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na verdade, o que incomodou mais, como falei no texto, foram os comentários que recebi aqui. Acho que você entende: tem muita gente que faz questão de ser mal educada, não sabe expressar a opinião de forma saudável, como você fez. Mas obrigada pelo comentário. :)

      Excluir
  9. Você sabe bem o que eu penso com relação a tudo isso, então só queria vir aqui dizer que você é linda, que eu amo você e que se danem os invejosos que não entendem que valor sentimental é muito mais importante do que o material.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, prima! Você sempre fazendo parte de cada momento da minha vida...

      Amo você!

      Excluir
  10. Eu não estou acreditando que fizeram isso por causa de uma coisa tao simples! Gente, o pior de tudo é ver a intolerância das pessoas e injustiça com quem ainda teve o carinho de realizar um sorteio com esse mimo ♥
    Eu já acompanhava o blog há muito tempo, mas quase não comentava aqui porque tinha vergonha. Mas aí me surpeendi de ver que você é uma pessoa super educada e carinhosa, passei a te admirar bastante, e é claro, a ser mais fã ainda do blog.
    Como você mesma disse, é impossível agradar a todos, mas pode ter certeza que tem muita gente que gosta muito de você, e eu sou uma :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own! ♥
      Você não tem que ter vergonha de comentar, sugerir, criticar... toda pessoa educada e fofa que nem você é, e sempre será muito bem vinda aqui no blog!

      Muito obrigada por gostar de mim e do Good News, você não sabe o quanto eu fico feliz com isso! ♥
      Também acho seu blog um amor! A admiração é mútua!

      Beijoca!

      Excluir
  11. "Ninguém chuta cachorro morto"! Você é muito talentosa, e se destaca entre tantos blogs, sou nova por aqui e já acompanho com entusiasmo!! ;)
    Bjos!!!

    http://diariodabrunet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Oi Mareska! Acho que deu algum probleminha no blog no momento em que seu comentário foi enviado (estava em branco).
      Aprovei mesmo assim. Se puder, comenta de novo?
      Um beijo!

      Excluir
    2. BLOGGER FOMINHA D:

      Eu tinha dito que vi o post na Shame e vim ver do que se tratava, mas ao invés de ler um post só, dei uma olhada em todos eles, gostei e vou acompanhar. Se em 2 anos de blog só UM post recebeu algum tipo de gongação, e mesmo assim alguém veio parar aqui e ficou porque gostou, alguma coisa muito certa você tá fazendo!

      Excluir
    3. Ah, agora sim! Hahaha!
      Esse Blogger é ruim mesmo. Tanto que agora mesmo percebi que o layout aqui dos comentários tá diferente. Eles vivem atualizando a plataforma... Rs!
      Poxa, fiquei muito feliz com seu comentário! :) Você foi muito querida com suas palavras.

      Dei uma passadinha no seu blog e achei um amor também - já comentei isso por lá. Vou acompanhar... adoro blogs literários! :D

      Um beijo!

      Excluir
  13. se é barato, é porque não dá valor aos leitores. se é caro, é esnobe. é confuso.
    fiquei feliz porque você estar melhor.
    me arrepiei com seu texto.
    coisas boas estão por vir, Ma.

    e hoje, depois deste post, declaro que amo ainda mais o good news ♥

    beijo, flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma querida, Ca!
      Obrigada pelo carinho! Fico muito feliz de saber que o blog é tão importante pra você! ♥

      Excluir
  14. Mari, todo mundo que comentou aqui já disse um pouco de tudo aquilo que eu tinha vontade de dizer e fiquei emocionada de verdade em ver como tantas pessoas adoram o blog e você é claro! Porque muitas poderiam tentar fazer um blog como o seu, mas não conseguiriam porque você é a doçura em pessoa!
    Não me lembro bem como conheci seu blog, só sei que foi amor a primeira vista e agora não vivo mais sem passar por aqui. Você sempre está ajudando, mesmo que indiretamente. Você é demais! Te adoro e te admiro cada vez mais! Você merece tudo de bom em sua vida!
    Continue sendo essa pessoa maravilhosa e humilde! Te adoro muito mesmo sem te conhecer pessoalmente :) Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, agradeço demais o carinho! Também fiquei super emocionada e contente com os comentários que recebi nesse post. É muito bom estar rodeada de pessoas maravilhosas feito você!

      E oh, sobre não nos conhecermos pessoalmente, assim que as coisas estiverem mais tranquilas (casamento toma muito tempo da vida da gente, haha), quero organizar um encontro. Não é um encontro de leitoras (eu não gosto desse termo), mas um encontro entre amigas. Vai ser bom conhecer as blogueiras que convivem comigo e que eu admiro tanto! Que tal? ♥

      Beijocas!

      Excluir
    2. *---* Fofa!
      Ai Mari! Eu quero muitoo! *--* Seria perfeito! Agora você me deixou ansiosa, uhauhauhauhauahuaha.
      Beijinhos!

      Excluir
    3. Sim, sim, vamos planejar! Escolher um lugar legal para ir... uma tarde entre amigas pra fazer coisas divertidas, que tal? :)

      Excluir
  15. Eiiii...sabe o que vc ganhou com aquele post lá? Mais uma leitora. Sério. Entrei lá, confesso que achei engraçado vc sortear um minion, mas quando entrei aqui e vi que vc é uma fofa e escreve super bem (o que, convenhamos, é bastante raro nesse meio), comecei a achar bem injusto tudo aquilo. Entendi seu real motivo de fazer o sorteio depois de ler esse post no qual eu estou comentando. À propósito, parabéns pela sua postura. Beijos e voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Você não imagina o quanto fico feliz de saber disso. :D :D
      Eu concordo que no post do sorteio, poderia ter explicado melhor meus motivos... o problema é que eu realmente não pensei que algumas pessoas pudessem interpretar daquele modo.
      Foi inocência, sabe? E acho que aprendi com isso, apesar de tudo.

      Espero que, daqui algum tempo, outras pessoas entendam a minha real intenção como você entendeu.

      Muito, muito obrigada mesmo pelo carinho de comentar aqui e pela sinceridade. Eu admiro e respeito muito quem tem a honestidade de dizer o que pensa... só gostaria que as pessoas fossem mais educadas feito você.

      Quando fiz o sorteio, não pensei em seguidores (meu blog tem 2 anos e eu nunca liguei muito pra isso). Mesmo assim, confesso que fiquei feliz de ter ganho mais uma leitora! Obrigada pelo carinho e por ser tão querida comigo. ♥

      Excluir
  16. Olá Mariana, passei pra te deixar um beijo e te desejar uma linda semana! ;) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andréia! Uma semana maravilhosa pra você também! :)

      Excluir
  17. Arrasou no post!!! Sem palavras... Seu blog é maravilhoso...

    Obrigada pela visita! Que tal voltar de novo? Aproveita que tem post novo e sua opinião é sempre bem vinda
    → http://padulamakeup.blogspot.com.br/2013/08/the-oriental-gold-bb-cream-plus-skin79.html

    Tenha uma boa semana!
    Beijookas, Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pri! Boa semana pra você também! :D

      Excluir
  18. Mariana, cheguei no seu blog através do lugar onde chovia críticas à seu respeito. Acompanho lá, pois tem publicações que realmente fazem jus e merecem ser gongadas, o que não é o seu caso. Você com essa atitude, humilde e simples, mostrou que se importa e pensa nos seus leitores com carinho. Você poderia até não fazer nada e ficar de boa, mas quis agradar como podia. Cada um faz aquilo que está dentro do seu alcance, certo? E acho que mais válido é a intenção. Gosto de lá, mas acho que às vezes o povo pega pesado demais. Além do mais, com isso as pessoas puderam perceber a sua sensibilidade e chateação pelo ocorrido. Infelizmente, nem todo mundo é uma "Bunny" pra realizar sorteio de pincel da sigma ou paleta de sombras da lojinha jabá. Você ganhou o meu respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, muito obrigada pelo carinho e pelo comentário lindo! ♥ Eu fico muito contente que este post - que nada mais é do que um desabafo meu - tenha servido para esclarecer a minha real intenção. Eu adoro o meu blog e tenho um respeito enorme por todas as pessoas que entram aqui - jamais faria algo para desrespeitá-las. Acho que se eu sorteasse um brinquedo usado, aí sim, seria desvalorizar as pessoas que leem o Good News.

      Seu comentário me deixou muito feliz! ♥
      Obrigada pela gentileza e preocupação em comentar!

      Excluir
  19. Cheguei aqui pelas criticas,sou jornalista também.E me deparo com um texto deste...as pessoas estão morando na maldade...adorei o blog,seja qual for o prêmio foi pensado com carinho e é o que vale bjss Uiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own! Obrigada, Uiara! :D
      Fiquei muito feliz com este comentário! :D

      Excluir