FAQ: 4 coisas que aprendi com minhas tattoos

Via Liz Clements 
Antes de fazer minhas duas primeiras tatuagens - fiquem calmas, estou preparando um post sobre elas - eu tinha uma série de dúvidas a respeito: será que dói? E a cicatrização? Que pomada devo usar? Que cuidados devo ter? E por aí vai.

Mas, depois de passar pela experiência, compreendi que não há nenhum mistério sagrado ou técnica milenar para cuidar direito das benditas. É só ter um pouquinho de paciência e carinho que, no final, tudo dá certo.

Pensando nisso, pensei em escrever um post com algumas coisas que é legal saber antes de tomar a decisão. É importante dizer que todas foram embasadas na minha experiência pessoal de recém-tatuada. Espero que ajude, inspire e - por que não? - encoraje vocês.

1. Para começo de conversa: dói.
E atire a primeira pedra quem disser que estou errada. Mas, aqui entre nós, não é nada que você não possa suportar - se assemelha bastante à dor de um arranhão. Eu diria até que, depois de um tempinho, a gente se acostuma. Pelo menos no meu caso, a dor não foi nada absurda. Claro que o tamanho da tattoo, o local escolhido e o fato dela ser colorida ou não, interferem bastante. As minhas são relativamente pequenas, talvez, por essa razão, tenham doído menos.

2. Cuidar da tatuagem não é nenhum bicho de sete cabeças
É sério, pessoal. Não tem nenhuma pegadinha. Lá no Vintage Tattoo, o estúdio do Marcelo Dantas, as únicas recomendações foram: não abusar de alimentos gordurosos e frituras, manter a tattoo sempre higienizada e úmida, lavá-la mais de uma vez por dia, evitar piscinas, praia e exposição ao sol nos primeiros vinte dias e passar pomada cicatrizante. Só.
Eu usei a Nebacetin, mas acredito que cada caso é um caso e é sempre importante ouvir opinião do tatuador. Por isso, quando a sessão terminar, não tenha vergonha: pergunte a ele qual medicamento é melhor e qual é o jeito certo de cuidar. Só esteja ciente de que não é nada complicado.

3. Nem todo mundo recomenda o uso constante do plástico PVC
Na minha primeira visita ao estúdio, eu descobri uma coisa muito interessante sobre o plástico PVC - aquele que os tatuadores utilizam para proteger a tatuagem no final da sessão: ao mesmo tempo em que existem profissionais que defendem o uso constante, também existem aqueles que defendem que não é necessário utilizá-lo por tanto tempo, que é o caso do meu tatuador. Ele me disse que é importante deixar a pele respirar um pouco durante a cicatrização. Por isso, só usei o plástico nos dois primeiros dias, principalmente para não manchar minhas roupas (já já, falarei sobre isso) e evitar o atrito com o tecido. Em casa, deixei as duas cobertas apenas com pomada. Mas, saber a opinião do seu tatuador é indispensável. Por isso, pergunte a ele o que fazer.

4. O excesso de tinta sai
Foi mais uma descoberta que fiz logo depois de sair do estúdio. Na minha segunda tatuagem, feita há pouquíssimos dias, não saiu quase nada. Já na primeira, não posso dizer o mesmo: saiu muita tinta!
Segundo o meu tatuador, isso é normal. Então, se neste exato momento, você estiver a ponto de se desesperar com a sua tattoo nova, take it easy: não há nada de errado com ela.


Espero que tenham gostado! Sei que falhei com vocês e não fotografei minha primeira tattoo, mas já estou providenciando um post bem legal para mostrá-la aqui no blog.
E vocês, também tem tatuagens? Que tal compartilharem suas experiências aqui nos comentários?

Veja também:

2 comentário(s)

  1. Há! Também usei plástico só por 2 dias e a segunda tatuagem, que doeu mais, usava pra dormir também.. por duas noites além das primeiras. A minha tatuadora disse o mesmo.. que era pra deixar a pele respirar, mas que podia usar pra dormir pra não machucar muito.

    Agulha furando a gente não é carinho, né? Tem que doer! Hahaha :P
    E siiiiiim! Sai MUITA tinta depois! E fica soltando pedacinhos maiores! Eu nem esperava! Descobri na prática!

    E vou esperaaar esse post aí com as fotos! Ficou devendo mesmo! :D
    ;***

    ResponderExcluir
  2. Cadê fotos das tuas tatuagens? haha
    Muito bom esse post :D

    ResponderExcluir

Instagram Images