Agora que sou noiva: episódio 1 - cronograma geral

22:07

Segunda-feira é um ótimo dia para estreias, vocês não concordam? Aproveitei que os preparativos estão quase chegando ao fim para publicar o primeiro episódio de uma série de posts sobre casamentos, anunciada na fanpage há algumas semanas...


Eu tenho reparado que muitas leitoras adoram esse tema, por isso, achei que seria legal fazer um especial sobre o assunto. Em "Agora que sou noiva" eu pretendo reunir algumas dicas para noivinhas de primeira viagem - tudo baseado na minha experiência pessoal durante os preparativos.

E para o primeiro episódio, resolvi compartilhar com vocês uma espécie de listinha com todas as coisas que precisam ser definidas para o grande dia. Eu sei que muitos especialistas possuem uma opinião própria sobre prazos. No entanto, eu segui o meu próprio cronograma e garanto que, pelo menos no meu caso, deu super certo.

Agora que você é noiva, é hora de definir:

- O local da cerimônia e da recepção (1 ano de antecedência)
Vai casar no campo? Na praia? Na igreja? Saber o local da sua cerimônia, seja ela religiosa ou civil, é super importante. Muitas noivinhas nem imaginam, mas a escolha do local interfere no vestido, no tipo de cabelo e maquiagem, nos convites, nos trajes dos padrinhos e em mais uma infinidade de coisas. O ideal é pesquisar os locais com bastante antecedência assim, as chances de conseguir a data que você quer são maiores. 

- A pré-lista de convidados (1 ano de antecedência)
É regra: para fechar o serviço de recepção (com todos os comes e bebes que você e seus convidados têm direito) é necessário ter pelo menos uma noção de quantas pessoas serão convidadas. Faça uma pré-lista com os nomes de todas as pessoas que gostaria de convidar. Isso fará com que os buffets e possíveis locais para recepção lhe passem orçamentos com maior precisão.

Importante: fique atenta aos serviços que estão inclusos

É fundamental checar direitinho o que está incluso no orçamento, para evitar possíveis decepções.

- Noite de núpcias/lua de mel (1 ano de antecedência)
Acredite: dias antes do casamento, você não terá tempo nem muita disposição para escolher com o seu noivo o melhor local para relaxar e descansar depois da festa. Por isso, procure planejar sua noite de núpcias com antecedência. Se for viajar, comece a pesquisar possíveis destinos e hotéis o quanto antes. Pensar nestes detalhes com antecedência também faz bem para o bolso, pois há a possibilidade de parcelar o valor da viagem com calma.

- Serviços complementares: decoração, fotografia e filmagem, música, lembrancinhas e etc. (9 meses de antecedência)
Estes detalhes fazem toda a diferença em um casamento e, por isso, tem a sua devida importância. Pesquise bastante, compare orçamentos e pense direitinho antes de tomar a decisão. 

- Save the Date (6 meses de antecedência)
O Save the Date, que nada mais é do que um memorando, é uma das coisas mais fofas da modernidade. O ideal é mandá-lo bem antes do convite oficial, para que os seus convidados tenham a oportunidade de reservar a data e marcar presença.

- Vestido da noiva e traje do noivo (6 meses de antecedência)
Lembre-se: você e seu noivo serão as grandes estrelas da festa. Por isso, é mais do que obrigatório preocupar-se com os trajes. Visite as lojas, compre revistas e busque inspiração na web. Vale até criar a uma pastinha no desktop para este fim. Recolha o máximo de inspirações que puder antes de bater o martelo.

- Convites oficiais (até 2 meses de antecedência)
Muitos especialistas já disseram: o ideal é que os convites do casamento sejam entregues pessoalmente, até dois meses antes do evento. Devido à correria, não consegui cumprir o prazo, mas dou razão aos especialistas. E, claro: entregar sempre que possível, em mãos.

É óbvio que existem uma série de outros detalhes que enriquecem e deixam tudo ainda mais fofo - vou falar sobre eles no decorrer da série. No entanto, acredito que esta listinha já irá iluminar a cabecinha de muitas noivas que estão apavoradas com a ideia de preparar tudo.

Respirem fundo, relaxem e tenham certeza de uma coisa: organizar um casamento pode ser fácil e bastante divertido.

Veja também:

3 comentário[s]

  1. Parabens pelo noivado Mari!!!
    Ótima ideia para ajudar as noivas...

    ResponderExcluir
  2. Ahhh que delícia, estou adorando mesmo acompanhar você em seu casamento :D

    ResponderExcluir
  3. Dicas valiosas hein! Vou até passar teu blog pra uma amiga que está nos preparativos do casório heheh e vi as fotos od teu casamento no post anterior. Linda demais! Amei teu vestido! Felicidades pra vc e seu marido! =D

    ResponderExcluir