Blogareasy: a escolha do nome

15:52


Escolher o nome do blog pode não ser lá uma tarefa muito fácil, afinal, em meio a milhões de páginas autorais, às vezes é difícil ter uma ideia original, criativa e que sintetize a alma e o conceito do projeto.

No entanto, algumas regrinhas podem facilitar o processo na hora de batizar o seu cantinho. Por isso elegi, neste segundo episódio, alguns fatores que todo blogueiro deve considerar antes de tomar uma decisão.

#1 PERSONALIDADE
Procure escolher um nome que tenha a ver com você. Lembre-se: o blog nada mais é do que um meio de comunicação autoral, onde a gente tem total liberdade para expor o que sente e o que pensa a repeito do mundo. Por isso, é fundamental que o nome tenha a ver com o seu modo de agir, suas ideias e ambições.

#2 CRIATIVIDADE
Busque um nome criativo, e jamais, em hipótese alguma, considere a ideia de copiar ou "recriar" algo que já existe. Blogar é um exercício de criatividade, a começar pela criação do seu espaço.

#3 PESQUISA
Erros ortográficos são inaceitáveis. Por isso, pesquise direitinho e com cuidado se aquela é realmente a forma correta de escrever, especialmente se tiver em mente um título em outra língua que não seja o português. Esta regrinha foi determinante na escolha do nome do GN, já que, na época, eu fiquei em dúvida entre usar as expressões "everyday" e "evey day". Para quem não sabe, apesar de parecidas, significam coisas diferentes. Enquanto "everyday" significa rotineiro, típico; "every day" quer dizer "todos os dias". Viram como é importante pesquisar a respeito?

#4 TIPOGRAFIA
Procure combinar o nome do seu blog com a tipografia perfeita. Abaixo, fiz uma lista com um montão de fontes bonitinhas pra deixar seu blog mais lindo! É só clicar nas imagens para ser redirecionado à página de download.






Mais fontes:


#5 DOMÍNIO
Um domínio próprio faz toda a diferença, por isso, ainda que você não possa investir na compra de um domínio pra chamar de seu agora, é importante escolher um nome que esteja disponível. Faça uma busca e veja se ele já não está sendo usado.

Gostaram? Queria aproveitar este post e agradecer de coração por todas as indicações que recebi ontem, em pleno BlogDay! Foi muito legar ver que vários blogueiros que acompanho e admiro também me acompanham aqui no GN. Muito, muito obrigada!

Veja também:

2 comentário[s]

  1. Boas dicas, Mari! Ainda bem que tivemos sorte de escolher o nome do blog e dar certo de cara! rs
    Um beijo, www.namesmafrequencia.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!! E vou já baixar essas fontes que você indicou, sou super viciada, hahaha :)

    ResponderExcluir