Top 3: tradições natalinas


O Natal só tem graça aqui em casa quando cumprimos as tradições. E acho que é assim com todo mundo, né? Alguns pequenos rituais são imprescindíveis pra gente entrar no clima e curtir a noite.

Então, todo ano é a mesma coisa: eu e a minha família fazemos tudo igualzinho ao ano anterior: devoramos a ceia, trocamos  presentes e assistimos o nosso filme de Natal favorito - vou revelar logo mais adiante. Apesar de neste ano, as coisas terem mudado um pouco - meus pais e irmãos irão se juntar a nós na festa dos pais do Di - as tradições que amamos não serão deixadas de lado.

1. Almoçar bacalhau no dia 24


Sou bisneta de portugueses e peguei essa tradição emprestada da minha bisavó, Idalina. Todos os anos, ela tinha o costume de reunir os filhos no almoço do dia 24 para comer bacalhau. Uma tia minha muito querida, Mirtes, manteve essa tradição por muitos anos, e agora que ela não está mais aqui também, sinto que é importante dar continuidade. É como se no dia 24, eu pudesse fazer uma homenagem à essas duas mulheres especiais que fizeram parte da minha vida e mostrar que, não importa onde estejam, ainda são especiais e muito amadas por mim.

2. Assistir ao filme "O Expresso Polar"



Nós assistimos todos os anos, desde que foi lançado. Para quem não conhece, é uma animação de 2004 que traduz de forma linda e mágica o verdadeiro espírito do Natal. Eu me emociono toda a vez que assisto e, acredito que, neste ano, não será diferente. Confesso que estou até ansiosa pra quarta-feira chegar, só pra assistir ao lado do Di, dos meus pais e irmãos de novo. É uma das tradições mais lindas e adoráveis da nossa família!

3. Amigo e inimigo secreto

O amigo secreto é, sem sombra de dúvida, a hora mais divertida da noite. Nós, que sempre fizemos o inimigo antes - uma brincadeirinha boba, antes do presente oficial - sempre demos boas risadas. Como falei, neste ano será um pouco diferente, mas acredito que não menos divertido. Tô louca pra saber quem me tirou, e ver a reação da pessoa que eu tirei na hora que entregar minha lembrancinha. Adoro esse momento da festa.


E você, tem alguma tradição bacana na sua família?

Veja estes posts também!

2 comentário(s)

  1. Minha família é evangélica, então não comemoramos o Natal e nem temos tradições, mas adorei as tradições da sua família, e adoraria que pelo menos o amigo secreto pudesse ser feito entre a minha. Mas vai ficar só na vontade mesmo, fazer o quê, rs. Quem sabe eu coloque algo legal para reunir a familia a partir dos meus filhos, não é mesmo?

    Beijos,

    http://foinomesdedezembro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. hahaha aqui em casa a bacalhoada é tradição também! não no almoço, mas sempre sempre tem na ceia. eu não curto, prefiro uma outra receita com bacalhau, mas essa aí sempre vai ter :P HAHAH
    o amigo secreto também rola por aqui. esse ano vai ser um pouco triste e mais vazio, porque meu avô e minha avó não estão mais entre nós, mas tenho certeza que a energia deles vai estar conosco <3

    beijo!

    ResponderExcluir

Flickr Images