Fashion Blogging Belas Artes: vale a pena?

16:23


Quem me acompanha no Snapchat sabe que, recentemente, eu me matriculei em um curso voltado a blogueiros de moda: o novíssimo Fashion Blogging, do Centro Universitário Belas Artes. Queria concluir todos os módulos primeiro para só depois falar sobre ele aqui no blog, porque imaginei que um curso como esse poderia gerar muita curiosidade e questionamentos.

Então, aqui vou eu, contar um pouco da experiência que tive ao longo de 4 semanas de estudo. Eu nem precisaria dizer isso mas, para que não restem dúvidas: tudo o que foi dito neste post está relacionado única e exclusivamente às minhas próprias impressões, ou seja: é a minha opinião, o que não quer dizer que não seja um curso bacana pra outra pessoa, em uma outra situação.

Primeiramente, eu devo dizer que me deixei seduzir pela ideia de este curso me ajudaria a tornar o trabalho aqui no GN um pouco mais profissional. Não é segredo pra ninguém que eu venho investindo bastante aqui no blog, com a esperança de transformá-lo em meu único trabalho. Mas o que eu tolamente percebi no decorrer deste mês é que, realmente, NÃO EXISTE fórmula mágica pra acelerar o processo, nenhum segredinho obscuro, nem uma poção poderosa pra fazer com que as pessoas te notem e notem o seu trabalho. Ter um blog de sucesso depende apenas de muito esforço, paciência e persistência. Simples assim.

E aí, rolou a 2ª decepção: em todo o curso, não aprendi nada que eu já não soubesse, o que prova também que a gente aprende muito mais coisas na prática, em outras palavras: botando a mão na massa! Juro pra vocês que 4 anos de blog me ensinaram um bocado de lições. Hoje eu escrevo melhor, me expresso melhor, perdi a timidez e aprendi a trabalhar com softwares dos quais eu mantinha distância, passei a lidar com números e gráficos, entre outras coisas.

Então, já deu pra notar que este curso não foi lá aquela experiência bacana, né? Mas, pra não ser injusta nem escrever um post cansativo, resolvi listar todos os prós e contras. Assim dou a chance de vocês analisarem também.


Prós
- O curso é 100% à distância, o que eu acho perfeito pra quem tem vida agitada e não tem tempo para se locomover até a faculdade.

- A plataforma onde o curso é disponibilizado é ok, com uma interface amigável e intuitiva.

- No decorrer dos módulos, você encontra uma série de vídeos, hiperlinks e ilustrações, o que, na minha opinião, torna a leitura menos cansativa e mais agradável.

- Durante todo o curso, você recebe feedbacks dos envios de trabalhos, correções dos mesmos e outros avisos via e-mail, o que pode ajudar você a se programar melhor.

- Não existe um pré-requisito, ou seja, se você é bem novinha ou novinho, também pode se matricular. O curso é voltado a homens e mulheres de todas as idades, o que eu achei bem legal.


Contras
- Talvez por ser um curso à distância, não consegui ter o feedback ideal de quem me avaliava. Não dava pra ter certeza de que a pessoa estava, de fato, acompanhando o meu desempenho. Pelo menos, neste caso, eu não consegui ficar satisfeita.

- Achei o conteúdo bem fraquinho levando em conta o investimento (R$ 580,00) e a descrição dos módulos no Contéudo Pragmático - e oh, descobri que não fui a única a achar isso. Quando decidi me matricular, por exemplo, eu tinha uma ideia completamente diferente sobre tudo o que eu aprenderia, e acabei me decepcionando horrores com o conteúdo apresentado. Por exemplo, no Módulo 4, tudo foi explicado de forma bem rasa, o que é bem ruim, já que a maioria dos blogueiros tem um montão de dúvidas a respeito de métricas, monetização, mídia kit, estratégia e etc. Então, não criem a expectativa que eu criei. O curso faz só uma breve introdução.

- As dicas de Alice Ferraz e Fernando Levy, compartilhadas em vídeo, ao final de cada módulo, não acrescentaram em nada o meu aprendizado. A propósito, vale mencionar que no curso rolou um vídeo com aquela famosa discussão Blogger vs. Wordpress. Preciso dizer que já li argumentos muito bons e textos maravilhosos a respeito das diferenças, vantagens e desvantagens de cada plataforma. Mas a argumentação de Fernando Levy tá longe de ser boa. Esperava bem mais.

- Não encontrei nenhuma avaliação ou exercício que me fizessem pensar ou que me desafiassem. E com isso, obviamente, fui me desanimando e me desmotivando bastante - perdi a vontade de fazer o curso nos últimos dias.

- Quando cursei Jornalismo de Moda, pela EnModa, uma das coisas que mais gostei foi a possibilidade de baixar os PDFs do curso. Mas dessa vez, não foi possível. Não encontrei nenhum meio de salvar esse material.

- Lá no site, eles fazem a propaganda de que você tem autonomia para fazer seus horários, estudar quando quiser, e blábláblá. Mas, na prática, a coisa não funciona exatamente assim e você tem datas para entregar o que te pedem, o que muda um pouco a história da autonomia total: toda semana, rolam trabalhos, fóruns e chats com horários pré-determinados. Ou seja, se você for assim como eu, não tiver uma rotina certinha, e executar um monte de tarefas ao mesmo tempo - trabalho, projetos, estudo - vai ser muito difícil participar de tudo e cumprir os prazos determinados pelo tutor.

- O valor é muito alto tendo em vista a qualidade do conteúdo, e a quantidade de fóruns, séries e guias já existentes hoje em dia, nos quais blogueiros incríveis transmitem o seu conhecimento sem cobrar absolutamente nada.


Depois dessa análise, eu tenho que confessar que não foi um investimento legal pra mim. Talvez pelo fato de já ter um blog há bastante tempo, e ser um pouco autodidata em algumas questões, não consegui ter uma impressão positiva e por isso, não acho que o Fashion Blogging valha a pena.

É provável que o conteúdo deste curso se adeque melhor a quem nunca teve um blog e não tem ideia de como a coisa funciona, mas isso é só uma teoria minha.

Enquanto isso, pra quem tá começando, eu indico de coração e sem medo, projetos como o ORGblog, da Paloma Sernaiotto. Lá, vocês vão encontrar dicas de monetização com explicações detalhadas, toques muito relevantes sobre redação, passo a passo pra criar um mídia kit, com direito a modelos prontos pra download, e mais um monte de coisa legal - vale muito a pena a leitura!

E agora, quero saber: alguém aqui já fez algum curso nessa área? Curtiu ou não curtiu? Compartilhem a experiência de vocês aqui nos comentários!

Veja também:

6 comentário[s]

  1. Não sabia que existia e tenho certeza que iria achar ruim igual voce. Blogo há 8 anos então imagine só o que já aprendi?? Muuita coisa.
    Gostei da sua sinceridade *-*

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  2. Ai Mari, devo confessar que tenho essa mesma impressão. O que a gente aprende na prática acaba sendo MUITO mais válido do que ensinam nesses cursos. Todas as vezes que vi palestras, cursos etc. com essa temática de blogs, fiquei bem decepcionada também. :/

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de fazer um curso de blogging, não necessariamente voltada pra moda, mas ja é legal saber quais sao bons e ruins. Que pena que sua experiencia nao foi boa :( um beijo!

    ResponderExcluir
  4. gata, acho que você falou tudo! Nada como o tempo pra gente aprender como conseguir tornar nosso blog um cantinho especial. =)
    Mas acho que gostaria de ter pessoas dando opiniões bem realistas sobre o que eu escrevo :)
    beijos
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não consigo nem imaginar o seu desapontamento por ter gasto tanto dinheiro em um curso que, pelo visto, não vale a pena mesmo. É muito bom ler posts sinceros assim, já que normalmente nem tudo é o que parece e, mesmo a ideia do curso sendo boa, agora eu sei que posso passar longe dele hahaha

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Legal mesmo da sua parte nos descrever, e mais legal foi deixar o link ali, quero mesmo aprender mais sobre o assunto, afinal eu estou tentando começar de verdade. Obrigada. bjos

    ResponderExcluir