Cabelo: como tirar tonalizante fantasia sem descolorir

19:58


Faltando alguns dias para o carnaval, eu tive uma ideia não muito feliz: resolvi pintar o meu cabelo de rosa. Sim, de rosa. Aquele tipo de loucurinha momentânea que às vezes, faz a gente se arrepender pra sempre.

Mas antes de terminar essa história, deixa eu contar uma coisa: eu amo cabelo colorido! Sempre quis ter e mesmo depois deste episódio, ainda sinto vontade. O problema é que, pra dar certo, você precisa mesmo ter certeza, coisa que eu não tinha. E também, de preferência, o cabelo bem claro, coisa que eu ainda não tenho.

Contei em um vídeo lá no canal a minha manobra pra clarear meu cabelo. Não sei se vocês já repararam, mas os meus fios estão bem mais claros e eu, devagarinho e com muita paciência, tô conseguindo eliminar o vermelho.

Voltando à minha loucura, quando corri pra frente do espelho, com o tonalizante nas mãos, meu cabelo claro ainda não estava "no ponto" para eu obter o tão sonhado rosa chiclete. E aí, surpresa: quando eu terminei, o cabelo estava em um tom super escuro, puxado pro vermelho, bem, mas beeeeeeem longe do que eu havia planejado.


E, droga, o que eu ia fazer agora? Eu tinha detestado o resultado. Procurei na internet algumas receitas caseiras pra eliminar o rosa choque antes de viajar. E aí, como deu certo, passado o susto, resolvi fazer um post pra contar o que eu fiz - e ajudar outras mocinhas desesperadas.

Ah, lembrando que cada cabelo é um cabelo, e que eu não me responsabilizo nadinha se alguma coisa der errado com você, combinado? Este relato aqui é só pra contar que é sim possível apagar o dano com produtos que você tem casa. Se você tiver paciência, dá pra fazer em menos de dois dias - mas com muita, muuuuita hidratação depois. :)

E é sempre bom lembrar: faça se seu cabelo estiver saudável. Mesmo se tratando de um procedimento caseiro, ele pode danificar os fios e piorar muito se seus cabelos não estiverem fortes.

- 1ª Touca de shampoo
Foi a primeira coisa que eu fiz assim que decidi que tiraria o rosa, horas depois de pintar. É bem simples: basta passar o shampoo que você usa todos os dias nos cabelos secos, da raiz ao comprimento. Feito isso, você pode massagear o couro cabeludo pra estimular a liberação do pigmento. E aí, é só envolver o cabelo em uma touca plástica - ou sacolinha de supermercado mesmo, haha - e deixar por uns 30 minutos. Eu usei o Silicon Bambu que eu tenho desde que viajei ano passado para Punta Cana mas, como eu disse, você pode usar qualquer um.

Quando eu enxaguei, saiu muuuuita tinta. E foi só secar pra perceber o quanto ele tinha desbotado - que não foi pouco. Como eu já tinha lavado o cabelo duas vezes e estava tarde, deixei pra dar continuidade à saga no dia seguinte. Eu tava planejando passar o dia eliminando o tonalizante e, como eu já previa, foi assim que aconteceu.

- 2ª Touca de shampoo
De manhã, corri para o banheiro e fiz a touca mais uma vez. Mas fiz diferente: usei o shampoo anticaspa do Diogo da Head and Shoulders, porque shampoos anticaspa tem uma ação de limpeza mais forte. E teve mais tinta rosa escorrendo pelo ralo.

- Umectação de azeite
Como o cabelo ficou bem ressecado (porque sim: este procedimento é menos agressivo que descolorante, mas também resseca), resolvi apelar pra umectação com azeite. Porque, até onde eu sabia, o azeite também era ótimo pra desbotar tinta - na verdade, ele sempre desbotou o meu cabelo contra a minha vontade quando eu estava bem ruiva - só que, dessa vez, nada aconteceu.

- Shampoo antiscaspa + bicarbonato de sódio
Meu cabelo tava mega desbotado, mas eu sentia que podia arrancar mais tinta. Então misturei um pouco de shampoo anticaspa com bicarbonato de sódio, massageei bastante até formar uma espuma rosa. E aí enxaguei.

Meu cabelo desbotou muito: a franja e a raiz ficaram bem laranjinhas - como se eu tivesse voltado a ser ruiva - mas ainda dava para ver o rosa em algumas partes do comprimento. Como eu tava mega cansada e não queria nem pensar em lavar o cabelo de novo, enxaguei e fiz uma hidratação bacana demais com creme hidratante + açúcar. Eu tava precisando dar uma folga pro couro cabeludo, que tava até sensível de tantas lavagens.

Fiquei com o cabelo manchado, sim. Sequei e fui pro quarto, quase me convencendo de que teria que descolorir pra corrigir o estrago. Só que aí eu lembrei do frasquinho de Intea Camomila - que comentei neste vídeo - em cima da pia do banheiro.

- Intea Camomila
Ele é um spray a base de camomila e água oxigenada (em uma quantidade muito baixa) que ajuda a clarear o cabelo gradativamente. Espirrei nas áreas em que os fios ainda estavam rosas. E, surpresa: voltei a ter o cabelo acobreado de novo.

Eu tava tão cansada depois dessa maratona que nem tirei foto quando terminei. Mas ele ficou laranjinha desbotado, muito parecido com o tom de antes. Aí, na praia, a água do mar terminou de desbotar.

Agora, garanto: vou pensar muito antes de fazer uma loucura dessas! Mas, se tem uma coisa legal nessa história, foi que eu vi que é totalmente possível eliminar o tom indesejado sem apelar pra descoloração.

E vocês: já fizeram uma loucura assim e se arrependeram? Contem aí nos comentários!

Veja também:

19 comentário[s]

  1. Vou fazer isso HOJE!!! Tomara q dê certo, estou na mesma situação q você. Meu rosa tá mais escuro do q eu queria!
    Blog lindo!

    www.deixadesermaluca.com

    ResponderExcluir
  2. Fui do loiro platinada p azul q agora ta verde Kkkkkk na bagunça.geral c minhas filhas de férias ta ai o arrependimento... Volto.a trabalhar smn.q vem e como vai ser??????? Vou fazer isso p resolver..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haahha eu também kkkkk tava platinada, fui pro roxo, depois pro rosa, depois apelei pro azul que acabou ficando verde com o tempo... to conseguindo tirar aos poucos, mas, que demora!! haha o bicarbonato de sódio ajuda muito!!

      Excluir
    2. Elisabete, resseca bastante com bicarbonato? Vc sabe me dizer?

      Excluir
  3. Se faz com o cabelo úmido ou seco essa toca de shampoo? Obrigada amei o post!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Voltou exatamente pra cor que estava antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltou! <3 Sempre funciona muito bem, mas precisa ser tonalizante, tá?

      Excluir
  5. Será que posso fazer o procedimento da toca de shampoo mesmo tendo gel e óleo no cabelo ou é melhor lavar antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor fazer quando ele já estiver sem óleo, Tássia! :)

      Excluir
  6. Oi Linda. Tudo bem. Acredita que fiz essa mesma loucura sexta feira.. rsrsrrs. Na verdade queria um rosinha bebe, mais o cabeleireiro que fui, simplesmente fez minhas luzes misturou o tonalizante e tacou no meu cabelo, sem misturar com creme e nada. Ficou exatamente dessa cor do seu. To desesperada aqui. pq não era a cor que eu queria.. sniff..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só consegui responder agora. Deu certo? :)

      Excluir
  7. O shampoo anti caspa e o bicarbonato de sodio passa no cabelo úmido ou seco?

    ResponderExcluir
  8. Vou fazer isso agora! Depois venho dizer se deu certo.
    Estava com o cabelo loiro claro acobreado e fui usar um tonalizante da Lola, chamado garota veneno, que promete devolver o acobreado para cabelos desbotados. Fiquei com o cabelo laranja, vermelho e rosa. Um desastre. Tô morrendo de vergonha de sair de casa, e todos mundo no trabalho me pergunta o que eu fiz com o meu cabelo (trabalho em banco)... Enfim, as ideias do seu blog me deram esperanças de ter meu lindo cabelinho de volta. <3

    ResponderExcluir
  9. Fiz a touca de shampoo uma vez só. Quando fui enxaguar parecia que tinha acabado de pintar, de tanta tinta laranja que foi pelo ralo. Lavei de novo, dessa vez com shampoo misturado com bicarbonato. Dessa vez saiu pouco.
    Após as lavagens meu cabelo ficou parecendo um dread, de tão seco e grudado kkkk
    Fiz um banho de creme com os melhores cremes e ampolas que tinha em casa, coloque um pouco de leite (que tb ajuda a desbotar) e um pouco de matizador roxo pra quebrar o amarelo ovo que estava na raiz. O resultado ficou muito bom, apesar de não ter saído tudo ainda. Amanhã vou refazer te de novo. Muito obrigada pelas dicas, eu estava quase jogando o preto p tirar essa meleca kkkkk

    ResponderExcluir