Dicas para perder o medo de cozinhar


Uma das coisas mais legais que o casamento me trouxe foi a paixão pela comida. Mas sabem de uma coisa: nem sempre foi assim. Eu confesso que antes rolava aquela preguiça quando eu tinha que ir para a cozinha. Também sentia um pouco de receio: e se eu errasse a mão no tempero? E se deixasse a comida queimar? E se ninguém gostasse? Era tanto "e se" que eu preferia não me arriscar muito...

Mas ao mudar pra São Paulo, me vi diante de um impasse: quem ia preparar a comida, já que a mamãe não estava mais por perto? Eu ia ter que botar a mão na massa. Arregacei as mangas e, entre um errinho ali e um acerto aqui, fui treinando minhas habilidades no fogão - que não eram muitas.

Resultado? Descobri que amo fazer isso. E criei uma espécie de relação linda com a comida e com os temperos.

Eu sei que aprender a cozinhar é um desejo de muitos, mas o medo pode ser um empecilho. Por isso, reuni algumas dicas para quem quer começar - nada profissional e tudo baseado na minha própria experiência aqui em casa.


Liberdade é fundamental
Eu percebi que cozinhar é mais gostoso quando estamos no nosso cantinho... a gente não fica com receio de mexer nas panelas, nem de estragar nada quando estamos lidando com as nossas coisas. Por mais que a casa dos meus pais também fosse minha, a verdade é que eu nunca me senti 100% à vontade para cozinhar o que desse na telha - até porque, eu morava com mais quatro pessoas. Então, estar na sua própria cozinha e ter a liberdade para preparar o que quiser faz muita diferença.

Use sua imaginação e intuição
É claro que receitas mais elaboradas às vezes exigem instruções específicas. Mas é tão gostoso quando a gente segue a intuição e prepara aquele prato que está na cabeça! Eu já preparei muitas comidinhas assim, usando apenas a imaginação. Nem sempre dá certo, mas quando dá... é sempre muito bacana! Hahaha :)

Antes de cozinhar, prepare a cozinha
Se você acompanha algum reality show gastronômico, já percebeu a semelhança que existe entre eles: a cozinha sempre impecável. Pode até parecer uma bobagem, mas é super importante cozinhar em um local organizadinho. É como se desse outro sabor à terapia, entende? E ah, quando terminar, nada de deixar bagunça.


Brinque com os alimentos e temperos que você gosta
Não vá pelo lado difícil: é sempre melhor começar pelos alimentos e temperos que você gosta e conhece. Pense nas possibilidades e use sua criatividade.

Quando não tiver MESMO afim de cozinhar, não cozinhe
E isso é outro ponto importante. Porque, se você criar o hábito de cozinhar contra a sua vontade, o que era para ser um momento gostoso do seu dia se transformará em um ritual entediante. Cozinhar, preparar o alimento pra você ou alguém que ama, é um ato de carinho. Então procure sempre colocar amor nos seus pratos.

Quem aqui cozinha ou tem vontade de aprender a cozinhar? Quero trocar receitas, by the way. Hahaha!

Veja também:

8 comentário(s)

  1. Mina, da pra colocar as receitas desses pratos MARAVILHOSOS das fotos??? To só babando! hsuahsuahsuahausha nao curto cozinhar e admitoque esse post foi um empurraõzinho... quem sabe uma receitinha dessas nao ajudaria mais ainda? hahahah folgada nada né... beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHA, dá sim!
      Esse ano ainda teremos novidades aqui e no canal: vou começar a compartilhar as receitas e cozinhar tb! <3 <3
      E não é folgada, não! Hahahaha! Adorei a ideia!

      Excluir
  2. eu aodro cozinhar e me jogo mesmo! <3
    o mais lindo é que meu marido é super de boa e ele só fica "pelo menos vc anotou os ingredientes?"
    pq eu sempre pego tudo e vou juntando, depois fica perfeito e eu nem lembro como foi!
    hahahahaha
    um beeeeeijo sua lindinha! <3

    http://flowerthingsbox.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que fofo! Aí deve ser uma delícia mesmo ir pra cozinha... quando se tem apoio de quem vc ama, fica tudo mais especial, né? <3

      Excluir
  3. Também adoro cozinhar mari! Esse ano uma das minhas resoluções foi cozinhar mais, andava muito preguiçosa sabe?! Ai comecei a ver videos e ficar com muita vontade e descobri que não é tão difícil quanto a gente pensa as vezes né?
    ps: Amei o layout novo!
    beijocas :*
    www.amosoublog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhaaa, brigada, Ingra! <3
      Não é difícil mesmo. Eu apanhava no começo, mas é só questão de insistência e prática que a gente pega o jeitinho. :)

      Excluir
  4. Eu morro de vontade de cozinhar mas também morro de medo de botar fogo na cozinha. Juro, sou a pessoa mais atrapalhada do mundo hahaha

    Abraço,
    omundodemis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, ahhh, é nada!
      Vc não me viu cozinhando... a comida até que fica boa mas a cozinha, ó, uma bagunça e às vezes várias coisas quebradas. HAHAHAHAHAHA

      Excluir

Instagram Images