O que você precisa saber antes de assistir O Regresso

00:08


Quem me conhece desde pequenininha sabe que uma das maiores paixões platônicas da minha infância foi o Leonardo DiCaprio - e anos depois, continuo achando ele lindo, hahaha! Por isso, acompanhar a carreira dele foi meio que inevitável... ficava sabendo de um filme e já ia correndo assistir - antes, quando eu era mais nova, claro, pelo fato de achar ele muito gato, e depois, com o passar do tempo e a maturidade, por ele ser um ótimo ator.

Revelações inúteis a parte, convenhamos: ele nunca foi só um rostinho bonito estrelando as grandes produções hollywoodianas. Basta dar uma olhadinha na filmografia do ator e reparar na quantidade de personagens e atuações incríveis.

Então, digamos que minha expectativa tava bem alta quando decidi assistir O Regresso, dirigido por Alejandro González Iñárritu. Eu esperava uma interpretação de tirar o fôlego e como sempre, não me decepcionei. Mas ao longo daquelas duas horas dentro do cinema, percebi algumas coisas que achei dignas de um post. Hoje, vou falar sobre tudo o que você precisa saber antes de correr pro cinema mais perto de você - e não: não vou contar nada da história que vocês já não saibam, combinado?


O filme é baseado em uma história real
E a história é inspirada no caçador Hugh Glass, que viveu entre 1783 e 1833. Por isso, não vá esperando aquele típico longa hollywoodiano, com batalhas cheias de efeitos artificiais e jogos de luzes projetados dentro de um estúdio com chroma key. Tenha em mente que é a história de um homem, e sua luta pessoal e verídica para se recuperar do ataque de um urso e, sobretudo, se vingar do parceiro que o traiu.

O verdadeiro Glass
Sim: estamos falando de um drama!
Então, não espere cenas de ação de tirar o fôlego e índios cibernéticos vindos do espaço (rs)! Uma das coisas mais absurdas que eu tenho lido e ouvido a respeito do filme é que ele é "muito parado". Honestamente, eu respeito e entendo quem não curte drama, mas não compreendo como é que alguém consegue esperar que o filme seja alucinante e cheio de cenas de ação, considerando que se trata da história de um caçador, em recuperação de um ataque de urso, abandonado no meio da neve pelo grupo de caçadores com o qual ele seguia viagem. Não faz muito sentido esperar tomadas alucinantes, faz? - Ou estou louca?

Trata-se de um enredo forte
Cheio de dor, medos, complexidade e cenas que fazem a gente se revirar na poltrona. Lembre-se que estamos falando de uma história onde o protagonista luta para sobreviver. A partir daí, acho que já dá pra imaginar ter uma ideia do que acontece no filme.


Fotografia, filmagem, figurinos, recursos, mixagem de som, trilha sonora, direção de arte... são espetaculares!
E juntos, compõem aquele bom motivo pra você ir ao cinema. É impossível não babar com a beleza estética do filme. "Cada imagem é um wallpaper", resumiu bem o Lucas Salgado, nesta crítica aqui.

A atuação do Leo é impecável
Sem sombra de dúvida, foi o papel mais difícil e importante de sua carreira. É tudo o que posso dizer sem estragar a surpresa. Mas, deixo um gostinho, para os que não acreditam no que estou dizendo.

Enfim, O Regresso é um dos filmes mais bonitos que eu já vi e um ótimo objeto de estudo e apreciação pra quem realmente curte cinema. Fico feliz por ter confiado nos meus instintos e conferido essa obra de arte na telona. Mas, vou logo dizendo: não é para todo mundo.

Se você é fã de filmes de ação (e não há nada de mal ou errado nisso!), talvez seja melhor esperar os próximos lançamentos deste ano - a propósito, já tô até preparando um post com algumas indicações bem legais. Porém, se você curte personagens complexos e histórias profundas, minha dica é que você providencie agora mesmo a pipoca. E ah, nem pense em esquecer de voltar aqui e me contar o que achou depois que acabar. :)

Alguém aqui já assistiu? O que vocês acharam do filme?

Veja também:

4 comentário[s]

  1. Também gosto muito do Leo e estou torcendo para ele levar o prêmio, e com esse filme? Acho que agora vai..
    Eu ainda não assisti, mas estou muito curiosa para ver a fotografia, pois vc é a segunda pessoa que encontro e que elogia ^^

    A história eu já imagino, pois como é baseado em história real não alimentei expectativa rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda mesmo, Clayci! Você que curte fotografia, então, vai amar muito! <3

      Excluir
  2. Obviamente, li vários posts sobre esse filme e, mais óbvio ainda, meu twitter só falava do Leo no dia do Oscar, MAS, foi com o teu post que eu tive realmente muita vontade de assistir a esse filme! <3

    Abraço,
    omundodemis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, Mi, fico feliz que você gostou do post! De verdade! <3
      E espero que você curta o filme. Eu já assisti duas vezes e posso dizer que foi um dos melhores que eu já vi. :)

      Excluir