Especial Dia da Mulher: links pra visitar e amar

Hoje é Dia Internacional da Mulher. Eu poderia fazer textão para falar sobre empoderamento, ou gravar um vídeo pra dizer tudo aquilo que eu penso - e que, muitas vezes, fica entaladinho na garganta pra eu não arrumar briga.  Mas, ao invés disso, resolvi fazer uma seleção de links que têm absolutamente tudo a ver com essa data tão importante e com o que eu penso. Coisas legais que precisam ser vistas. Tem desabafo, projeto contra a cultura do estupro, uma história real e sensível com uma necessária discussão sobre a importância do feminismo e até um projeto fofinho de empoderamento com os personagens da Turma da Mônica. Olha só!


Eu acompanho o projeto Empodere Duas Mulheres há bastante tempo e acho que ele devia estar na leitura diária de toda mulher. Neste vídeo publicado hoje, pela manhã, fica a homenagem às grandes inventoras que não estão nos nossos livros de história. Emocionante.


Você sabia que a cada 11 minutos uma pessoa é estuprada aqui no Brasil? Diante de um dado horroroso e alarmanete como esse, fica fácil entender porque ações aparentemente bobinhas como o Project Consent são tão necessárias. Com personagens em forma de mãos e genitálias gigantes, o objetivo é difundir a ideia simples de que sexo SÓ deve rolar com consentimento.


Eu adorei esse vídeo da Kah, do E aí, Beleza? taaanto que tive que colocá-lo aqui no post. Nele ela faz um breve resumo de tudo o que rolou na história até chegarmos ao dia de hoje, além de questionar os problemas que toda mulher ainda enfrenta na sociedade atual de forma engraçada, mas muito realista.


As duas garotas da foto foram assunto nas redes sociais na semana passada, mas se você não tem ideia do que aconteceu com elas, eu conto: as duas se tornaram vítimas de feminicídio (assassinato motivado por questões de gênero); mortas por dois homens enquanto andavam desacompanhadas. O caso mexeu com a estudante paraguaia Guadalupe Acosta, que escreveu um texto em forma de carta, questionando o porquê de ainda sofrermos tanto assédio e violência pela simples razão de sermos mulheres. Tocante mesmo! :(


A Turma da Mônica também entrou na onda do empoderamento. A ideia do projeto, segundo os autores, é encorajar meninas "a serem o que são - sejam elas donas da rua do Limoeiro ou do mundão afora.". No projeto, já está prevista a criação de um site colaborativo, onde meninas poderão enviar textos e vídeos contando o que as fazem sentir-se como as donas do pedaço. Fofo, né? Tá tudo explicadinho aqui.


E, pra terminar, a tirinha da talentosa Pri Ferrari, do blog Cadê o meu café - que a propósito tem um conteúdo incrível, sacadas ótimas e muitas outras tirinhas legais que fazem a gente rir e também refletir muito. Porque mulher tem direito a tudo isso e muito mais, sim! E ninguém tem o direito de dizer o contrário.

Parabéns à todas as minhas queridas leitoras! Que esse dia não só traga a todas nós muitas flores e bombons, mas também uma reflexão profunda sobre o nosso papel e tudo aquilo que ainda PRECISA mudar.

Veja estes posts também!

4 comentário(s)

  1. Hoe, Mari!

    Adorei as dicas de links que você reuniu, algumas coisas eu já tinha visto circular na semana passada e nesta, mas fiquei bem curiosa com os projetos da Turma da Mônica e do blog "Cadê o meu café?" :)

    Obrigada pelos parabéns e parabenizo você também por ser uma mulher consciente, batalhadora e talentosa! Viva à luta diária!

    Beijos~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda! <3
      Brigada pelo carinho! E que todos os outros dias venham recheados de melhorias pra todas nós, que realmente merecemos! :)

      Excluir
  2. Que lindo!!! São nessas datas tão importantes que eu agradeço por ter vindo parar na blogosfera, aqui é tudo sempre abordado de forma diferente do que no fb, por exemplo. Tem muita gente achando que flores e um "feliz dia da mulher" é o bastante, mas só será o bastante quando isso vir acompanhado de uma consciência ciente do muitas mulheres já passaram e do que nós ainda continuamos passando apenas por sermos mulheres. Lindo post, mesmo!

    Abraço,
    omundodemis.blogspot.com

    ResponderExcluir

Flickr Images