Batata gratinada com cebola roxa

21:45


Eu adoro cebola roxa, mas até então, nunca tinha preparado nenhum prato com ela. Até que ontem, enquanto pesquisava algumas receitas, achei uma ideia que pareceu bem facinha de executar. Fiz aqui em casa na hora do almoço e ficou bem gostoso! Daí, claro, resolvi compartilhar com vocês.

Como eu estava sozinha, cozinhei uma batata só: descasquei, cortei em rodelas e depois deixei cozinhar na água (com um fio de azeite e um tiquinho de sal), até ficar ao dente. Cortei as tiras da cebola e, quando a batata ficou pronta, coloquei tudo em um refratário untado com manteiga. :)


Na receita original, havia um molho branco para acompanhar. Fiz o meu assim: enquanto as batatas e a cebola permaneciam reservadas no refratário, coloquei alho e cebola roxa picadinhos pra refogar no azeite, e depois acrescentei uma caixinha de creme de leite. Coloquei uma colher de manteiga e um pouco de sal (tô usando o Sal Rosa do Himalaia, que tem menos sódio, desde que o Di descobriu ele num mercadinho pra vender).

E aí só joguei o molho por cima das batatas e das cebolas, e coloquei um pouco de queijo ralado. Levei ao forno pra dar uma gratinada e prontinho: ficou bem gostoso!


Não ficou um prato 'masterchef' de lindo mas, ó, juro que de sabor, tava bem bom! Hahaha!
A receita toda é fácil de fazer, barata e rápida. Bacana até pra quem não está muito habituada a cozinhar.

E vocês: qual prato vapt vupt de fazer que mais curtem ou estão acostumadas a preparar?

Veja também:

4 comentário[s]

  1. Eu amooo batata gratinada, com QUALQUER coisa!
    Faço com queijo e presunto, com molho branco, com brocolis.. mas nunca tinha pensando na cebla roxa (que eu adoro!).. já vou experimentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm, salivei com esses ingredientes que você citou. <3
      Faz sim e depois me conta se deu certo! :)

      Excluir
  2. Pratos gratinados são os meus favoritos na hora da pressa, couve flor, batata, brócolis + molho branco + queijo e forno não da errado nunca e fica uma delícia! Nunca fiz com cebola roxa mas fiquei com água na boca Mari!!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testa, fica muito bom e é rapidinho de fazer! <3

      Excluir