Blogareasy: a importância da hospedagem e do domínio próprio

18:29


Oi gente! O post de hoje é bastante especial. Sabem por que? Porque finalmente consegui aquele tempinho para retomar os posts da Blogareasy aqui no blog - eu ouvi uma aleluia? Hahaha!
E não é só isso: aproveitei a oportunidade da parceria com a Tudo Sobre Hospedagem para recomeçar com tudo, e falar sobre um dos assuntos que mais geram dúvidas na cabeça dos blogueiros de primeira viagem: a hospedagem e o domínio.

O domínio do Good News já deve ter uns cinco anos, então, acho que tenho propriedade para falar sobre como ter uma assinatura própria transformou as coisas por aqui. Antes, eu utilizava um domínio gratuito oferecido pelo Blogger. Poderia passar horas escrevendo e fornecendo detalhes sobre todas as vantagens que obtive quando registrei um domínio pra mim, porém, para facilitar as coisas, achei melhor fazer um resumo dos benefícios mais legais.

1. Um domínio próprio vai valorizar o seu trabalho e lhe dar credibilidade


Pode até parecer bobagem, mas seus leitores passarão a achar seu trabalho muito mais sério e organizado. Digo isso porque vivi a experiência na pele, quando recebi, certa vez, o comentário de uma leitora, dizendo que estava feliz de acompanhar a evolução do blog, e de ver como esse meu projeto estava mais maduro e profissional. Quem me acompanha desde o comecinho, sabe que eu sempre amei muito o GN. Porém, nem sempre eu encarei este espaço como o meu trabalho... acho que a contratação do domínio foi o primeiro indício que as coisas estavam mudando. Se eu não tivesse um domínio próprio hoje em dia, a impressão que eu tenho é que empresas e até mesmo leitores, teriam uma outra visão do meu trabalho.

2. Vai facilitar na divulgação do seu blog


Já pensou que ruim seria se eu tivesse que soletrar blogspot toda vez que alguém pedisse o endereço do meu blog? Ter um domínio próprio, com certeza, transformou a forma como eu divulgo o meu trabalho. A sensação é que, hoje, meus leitores me encontram muito mais fácil.

3. Esteticamente falando, ter um domínio próprio é melhor para a imagem do blog


Assim como um layout bacana - um assunto legal para falarmos em outra oportunidade - ter um domínio melhora a imagem do blog. Sem falar que deixa tudo mais padronizado, outra coisa que empresas e leitores valorizam bastante! :)

E a hospedagem?
É super importante, assim como o domínio próprio. Você não vai querer que as páginas do seu blog demorem a carregar, certo? Nem que seu blog fique instável, chegando até a sair do ar, vai? Por isso, é fundamental escolher um bom provedor, que ofereça velocidade, estabilidade, segurança, e com isso, uma melhor navegação para os seus leitores.

1. Seus leitores terão uma melhor experiência


Porque ninguém curte passar horas esperando uma página carregar, muito menos navegar em um site cheio de bugs e de falhas. Um bom serviço de hospedagem geralmente ajuda nessa questão.

2. Suporte para ter ajudar a solucionar problemas


Eu mesma uso a hospedagem gratuita do Blogger. Se, por um lado, eu não tenho que pagar para que meu blog fique no ar, por outro, tenho que me contentar quando o provedor do Blogger fica instável. O legal de ter uma hospedagem paga é que, geralmente, todo um serviço de suporte vem junto no pacote, pra te ajudar a solucionar os problemas que pintarem no caminho, o que não acontece no meu caso...

É por isso que eu penso em investir, também, em um serviço de hospedagem para o GN. Afinal, quero que meus leitores tenham sempre a melhor experiência quando chegarem aqui. :)

3. Domínio e hospedagem no mesmo lugar

Geralmente as empresas que trabalham com hospedagem já oferecem, também, pacotes com serviço de domínio. Dependendo do plano, o domínio pode até sair de graça. É bom fazer uma pesquisa!

Tá pensando em profissionalizar seu blog, seguir as dicas e contratar hospedagem e domínio? Aqui tem um ranking bacana demais sobre as melhores empresas para hospedar seu blog - e tá fresquinho fresquinho, vale à pena ver! E se você tiver dúvidas, tem até teste para descobrir a hospedagem ideal, com 3 perguntinhas pra te ajudar a solucionar a questão.

Gostaram desse post de reestreia? Me contem, e deixem aqui as sugestões de próximos temas. :)












Imagens via Freepik

Veja também:

0 comentário[s]