Breve manual da dona de casa: 7 dicas para quem não curte ir ao mercado

15:00


Eu ainda quero gravar um vídeo contando todas as coisas que não gosto de fazer nessa minha rotina como dona de casa, mas vocês já podem anotar aí: ir ao mercado é uma delas. Eu não gosto, nem um pouquinho, de fazer compras. Porém, infelizmente, esse é um stress pelo qual eu tenho que passar todo mês.

Ainda sim, com o passar do tempo, eu descobri, na prática mesmo, algumas coisas que deixaram essa atividade um pouco menos estressante pra mim. Tô aqui para compartilhar cada uma delas. Espero que isso ajude a facilitar a vida de vocês.

1. É importante fazer listas
Sim, abra os armários, veja tudo o que está faltando e anote tudo, tudinho mesmo! Não é uma das coisas mais deliciosas da vida, eu sei, mas vai te ajudar a passar menos tempo rodando pelos corredores. Ter uma lista vai tornar a coisa mais objetiva, sabe? Além disso, com certeza, vai ajudar evitar que você gaste à toa, comprando coisas que você provavelmente já têm em casa.

2. Passe em todos os corredores
Essa é uma regrinha que minha mãe me ensinou porque, mesmo com a listinha, a gente ainda corre o risco de esquecer alguma coisa - e quando isso acontece, é uma bad total! Perder um tempinho ainda vai te ajudar a encontrar possíveis promoções que podem valer à pena.

3. Se não souber escolher frutas, legumes e verduras, peça ajuda
Geralmente, as pessoas que trabalham em supermercados estão habituadas a isso. Se bater aquela dúvida, não tenha vergonha de pedir ajuda. É provável que você encontre algum funcionário que possa auxiliar você.

4. Leve caixas de papelão e sacolas próprias no carro
Boa parte dos supermercados daqui de São Paulo cobra pelo uso das sacolinhas plásticas. Então é bom andar preparada, e deixar sempre caixas vazias ou sacolas no porta mala, para guardar e organizar suas compras.

5. Evite fazer compras até o 10º dia do mês
Se puder evitar, isso vai te poupar um tempão na fila, já que os mercados costumam ficar lotados nesse período - que é quando todo mundo recebe e decide fazer compras.



6. Evite fazer compras na hora do almoço
Os mercados ficam cheeeeios nesse horário, especialmente aos domingos. :(

7. Procure fazer compras em atacados
Eu fiz o teste e realmente faz diferença! Em Atibaia (eu compro tudo lá), os supermercados com venda para atacado não exigem que você compre em grandes quantidades então, pra mim, vale muito à pena. Procure se informar se o esquema é o mesmo na sua cidade ou região.

Eu continuo não gostando de fazer compras (rs), mas confesso que quando sigo essas regrinhas direitinho, tudo fica bem menos estressante. E esperando que vocês também queiram seguir, tenho um presentinho:


Essa listinha aqui vai ajudá-las bastante na próxima vez que vocês forem às compras. É só clicar sobre a imagem, salvar, imprimir e preencher com todos os itens da lista pessoal de vocês. :)

Gente, queria aproveitar e agradecer o carinho e o apoio de vocês: muito obrigada mesmo! Ceis acreditam que recebi até uma colaboração linda para a série? A Grazy, do Parolar (beijo, Grazy!), me mandou um post que ela escreveu sobre a experiência de lavar roupas em um apartamento. Vale à pena vocês darem uma olhada!

Gostaram? Agora quero saber: quais são os truques de vocês para executarem melhor as tarefas que vocês não curtem?

Veja também:

2 comentário[s]

  1. Ai eu gosto de fazer compras haha adoro ir no mercado sem pressa de e ficar andando e vendo os produtos diferentes, as novidades...

    Você deu ótimas dicas, essa de não ir no começo do mês realmente é verdade. Principalmente se for aos finais de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Claudia! <3
      Olha, você não é a primeira pessoa que conheço que curte fazer compras. Minha mãe tb ama... se deixar ela leva o mercado inteiro pra casa. HAHAHAHA!

      Excluir