Dicas e cuidados para manter o cabelo colorido saudável e bonito

13:56

Ano passado, eu tive a oportunidade de mudar e mudar muitas vezes: não só profissionalmente, emocionalmente ou aqui dentro... depois de muito tempo pensando, eu também fiz grandes loucuras com a minha aparência, e tive o tão sonhado cabelo colorido - quem lembra?

É verdade que agora escureci os fios, mas sabe, eu ainda penso em voltar a ter o cabelo bem coloridinho um dia. E vendo que muita gente aqui e no canal também morre de vontade de fazer alguma loucura, resolvi reunir algumas dicas, baseadas na minha experiência pessoal, pra todo mundo que pensa em testar uma cor diferentona e aprender como cuidar.


1. Primeiro passo: tenha em mente que o cuidado com os fios vão redobrar!
Se você não tem o hábito, aí na sua casa, de tratar os fios rotineiramente, saiba que essa história vai mudar no momento em que você passar pela mudança. O novo visual irá exigir de você novos cuidados e, definitivamente, uma linha só de produtos para cabelos coloridos. Então, prepare-se, porque sua pia, muito provavelmente, ficará cheinha de hidratantes, máscaras especiais, finalizadores, óleos e etc - e isso, claro, vai exigir um pequeno investimento do seu precioso dinheirinho. $$

2. Mudou? Então agora vá atrás dos produtos!
Existem muuuuuitas marcas boas no mercado, fáceis de encontrar e que dão até um bom resultado de salão, sem que você saia de casa. Há muito tempo, eu vivia usando as linhas de tratamento da L'Óreal Profissional, que são realmente boas. Parei depois que decidi usar apenas cosméticos cruelty free, pelo bem dos bichinhos. Mas, recentemente, andei lendo tantas coisas legais a respeito da marca, como a adoção de pele humana 3D para não realizar mais testes, e também o comunicado de que os testes não são mais feitos desde 2013, que resolvi voltar a usar. Fico contente porque os produtos são ótimos, alguns até em conta! Inclusive, mesmo estando com o cabelo escuro, meus fios estão com química (pois precisei usar tinta para escurecê-los). Tô pensando em dar uma chance pra marca, e testar a linha Vitamino Color, já que os meus fios ficaram bastante ressecados depois da tintura. :(

3. Adote óleos naturais, como coco ou oliva na sua rotina de beleza
Porque além de hidratar os fios com linhas especiais, também é importante nutrir. Se um cabelo saudável fica ainda melhor com umectações semanais e quinzenais, o que dizer de um cabelo ressecado e com química? Invista sim nesse tipo de tratamento (baratex e fácil), ainda mais porque ele pode ser feito à noite, enquanto você dorme: basta aplicar o óleo nos fios secos e sujos (eu prefiro) e deixar o produto agir. O cabelo vai ficar bonitão e recuperado. E cabelo saudável retém melhor a cor. ;)

4. Retoques e um profissional de confiança serão necessários
Se quiser manter a cor, ou mesmo trocar o tom, essas duas coisinhas serão imprescindíveis. A partir do momento em que você mudar, vai ser quase impossível não usar mais tinta. Porque cabelo desbota com as lavagens, o sol e o tempo. E para mantê-lo sempre com um aspecto vivo e bonito, será preciso retocá-lo frequentemente. Já o profissional de confiança, acho que nem preciso falar, né? A não ser que você tenha experiência com tinturas, jamais faça qualquer tipo de procedimento em casa. Já fiquei com o cabelo manchado, e tive danos mais sérios como corte químico, por causa da teimosia de fazer as coisas sozinha. Então, ó, conte sempre com o seu amigo cabeleireiro. Na dúvida, ele sempre vai te impedir de cometer loucuras. ;)



5. Evite exposição ao sol
Lembra que eu comentei que os raios solares não fazem bem pros fios? Anote aí: é tudo verdade. Então evite tomar muito sol, mas se não puder resistir, apele para os produtos com filtro solar. Existem opções no mercado até para cabelos coloridos - vale à pena pesquisar.

6. Nada de muita praia ou piscina
Porque a água do mar e o cloro prejudicam do mesmo jeito! Certa vez, quando eu ainda estava ruiva, fiz uma mecha rosa no fundo do cabelo e fui para a praia. Além da água do mar levar todo o meu rosinha embora, ainda deixou os fios mega ressecados, feito palha. Então, por experiência própria, evite se puder.

7. Secador também não é bom
Só use se for realmente necessário, combinado? E claro, sempre tomando cuidado com a temperatura, para não ressecar demais os fios. O ideal é usar do morno para o frio, com uma distância segura do cabelo.

E aí, você gostou das dicas? Tem ou já teve cabelo colorido? Que conselhos você daria para quem adotou esse visual e quer aprender como cuidar?



Veja também:

0 comentário[s]