#CozinhaDaMari: 4 coisas que você precisa saber sobre o preparo de carnes


Oi gente! Já comentei com vocês nesse vídeo aqui que, este semestre, estou tendo algumas matérias mais específicas na faculdade. Uma delas é aquela que compete ao preparo de carnes - uma das minhas prediletas, eu confesso. Além de ter um professor muito legal (oi, Douglas!), tenho aprendido muita coisa - vocês nem imaginam a quantidade de informação que tenho acumulado a respeito! Hoje, pra quem tem acompanhado a minha trajetória, e também pra quem curte cozinha, resolvi fazer um post com algumas coisas que todo mundo precisa saber sobre carnes - especialmente a carne bovina, que é preferência aqui em casa. Hahaha! Tenho certeza que essas dicas que aprendi em aula ajudarão muitas de vocês que também amam cozinhar.

1. Corte sempre CONTRA as fibras, e não a favor, como muita gente costuma indicar por aí...
E eu garanto que existe uma boa razão pra isso: quando cortamos contra aquelas linhas que enxergamos nas peças de carne, garantimos uma maior maciez. Do contrário, elas se rompem e, no momento da cocção, a carne pode acabar ficando dura. Por isso, lembre-se: o corte deve ser sempre no sentido contrário à fibra, formando um ângulo reto de 90º, tá?


2. A carne precisa ser selada antes do preparo
Sim! Aprendi na faculdade que toda carne fica mais macia e mais suculenta quando selada (frita) em uma frigideira bem quente. E nada de fazer o serviço pela metade: pra carne ficar bem gostosa, precisa deixar formar aquela casquinha bem marronzinha na superfície. Pode parecer uma chatice, mas esse processo impede que os sucos da carne (líquidos naturais responsáveis por deixar a carne bem molhadinha e macia) se percam durante o cozimento. Fiz essa experiência com um pedaço de músculo dia desses, resultando nesse lindo Boeuf Bourgignon. A carne fritou por um tempão na panela (meu professor, Douglas, até me chamou a atenção várias vezes por eu quase tirar a carne da panela antes dela atingir o ponto certo de selagem). No final, tudo deu certo e valeu muito à pena. ;)


3. Jamais lave a carne
Nenhuma carne - nem mesmo frango - deve ser lavada. Vocês sabiam disso? E por vários motivos: perda de alguns nutrientes, perda do sabor, e até mesmo o risco de contaminação cruzada (ou seja, a carne contaminada contaminando outros alimentos que estão na pia/bancada).

4. Não existe essa história de carne de primeira e carne de segunda (pelo menos não fora do Brasil)
Você sabia que o Brasil é o único país que faz esse tipo de divisão? Pois é. É somente aqui que consideramos cortes como coxão duro inferiores à picanha, por exemplo. Achei legal compartilhar essa informação aqui pra gente repensar nosso consumo. Afinal, carne é carne, né? E manipulando ela direitinho, sabendo cortar, porcionar e cozinhar, teremos um prato incrível - independentemente do corte, ok?


E ainda tem muuuuuuuitas outras coisas que eu quero compartilhar com vocês. Aliás, os vídeos de receitas estão em um período de hiatus terrível, eu sei, mas estou tentando resolver isso. :)

Enquanto isso, quero saber: vocês já sabiam de todas essas curiosidades? Quem aí costuma preparar muita carne no dia a dia?


Veja também:

6 comentário(s)

  1. Eu só sabia sobre selar a carne sempre, mas não sobre as outras. Adorei saber um pouco mais, afinal não faz muito tempo que eu cozinho...

    Carol || Pink is not rose

    ResponderExcluir
  2. hummm deu até fome! haha e vontade de cozinhar tb. adorei o blog :)) bjs

    ResponderExcluir
  3. Hoe, Mari! Tudo bem? :)

    Eita que eu não sabia de nada disso que você pontuou, flor! Quero dizer, você deve estar olhando esse comentário perplexa, mas é que, bem... Eu não costumo cozinhar (plus nojinho de segurar a carne crua), então fica meio difícil saber mesmo, hehe!

    Pode parecer da boa pra fora, mas suas dicas de preparo me encorajam mais a pegar o avental e explorar mais o fogão. Sou mais adepta a fazer bolos e doces - nada muito complexo -, por isso só o forno e o temporizador têm sido meus amigos na cozinha... Tá na hora de aumentar o círculo de amizades por lá, hehe!

    Beijos, flor~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaaa! Fico muito feliz de saber isso! <3

      Excluir

Instagram Images