GNviaja: como planejar o roteiro com a ajuda da internet e do Google Maps

14:46

Quando decidi que voltaria à California e Nevada este ano, logo tratei de pensar em um novo roteiro para essas férias. É que apesar de ter amado muito os lugares que visitei em 2016, minha intenção era a de não repetir nenhum passeio, para ter a chance de conhecer outros cantinhos igualmente incríveis.

É claro que eu pesquisei muito sobre os lugares que eu não podia deixar de conhecer, tudo com a ajuda da internet. Nessas buscas, acabei me deparando com muitos blogs e resenhas legais que, posteriormente, acabaram me ajudando a eleger os passeios dessa nossa viagem.


 Pesquise sobre o seu destino

Dito isso, a primeira dica óbvia que eu tenho para dar é a seguinte: pesquise MUITO sobre a cidade para a qual você deseja viajar. Busque informações sobre ela, bem como a opinião de pessoas que já estiveram por lá. Pode parecer uma dica boba, mas não se engane: por ser uma coisa meio óbvia, muita gente acaba deixando de lado. E aí, cai naquela armadilha de perder alguns passeios incríveis.
Acontece, né? ¯ \ _ (ツ) _ / ¯

 Descubra quais são os melhores passeios e pontos turísticos próximos ao seu hotel

Depois de pesquisar muito, é hora de dar um search nos passeios e atrações mais legais do lugar, e eleger o que entrará ou não na sua programação. Para fazer isso, eu usei uma ferramenta bem legal, gratuita e acessível: o Google Maps. Tratei de abrir o mapa da California e de Nevada, e fui olhando, de acordo com a localização de cada um deles, quais destinos eram possíveis, e quais eram muito complexos para o meu roteiro - porque você consegue, através do Maps, calcular o tempo de distância entre um lugar e outro, o que eu, particularmente, acho muito legal.

Porque, aqui entre nós, pelo menos a California é um estado beeem grande. Há muitas coisas incríveis para conhecer por lá - o problema é que eu só tinha 10 dias para curtir tudo.

Então, use os mapas para localizar os passeios, as atrações e as cidades próximas do seu hotel, ou pousada. E, obviamente, dê preferência ao que estiver mais perto. Essa é uma forma de conhecer vários lugares fazendo o melhor uso do seu tempo. ;)


 Abuse do Street View

Siiim, use a abuse dessa ferramenta maravilhosa que o Google inventou: o Street View. Não sei se você sabe, mas é uma mão na roda para quem está montando um roteiro. Por meio dele, dá para localizar estacionamentos, restaurantes, e outros estabelecimentos próximos a cada ponto de parada. Foi exatamente assim que o Diogo e eu descobrimos onde comer e onde estacionar em cada lugarzinho do nosso roteiro.

Ainda falando no Street View, uma coisa legal é que ele também dá spoilers. Hahaha! Então, em alguns casos, dá para saber se vale à pena ou não conhecer um determinado lugar. Eu super indico, especialmente se você nunca viajou para o destino escolhido.

As dicas são bem simples, mas foram de grande ajuda pra mim dessa vez. E pra você: esses truques funcionam? Quais são os métodos que você utiliza para montar um roteiro bem organizadinho? :)

Veja também:

0 comentário[s]