Como manter a cozinha organizada

Imagens: Freepik
Conta aqui pra mim: como é que anda a sua cozinha? Você faz parte do time que conserva tudo organizadinho, ou está mais para a galera que passa horas perdida revirando os armários? No post de hoje, a convite da Toque a Campainha, eu trouxe 5 dicas que vão te ajudar a colocar as coisas em ordem. Não sabe como organizar os temperos, nem onde guardar os utensílios que você mais usa? Vem comigo, que hoje eu revelo o que eu costumo fazer aqui em casa pra manter tudo no seu devido lugar.

1. Mantenha os utensílios que você mais usa sempre por perto


Uma coisa que eu aprendi ao longo desses anos é que cozinha precisa ser prática! Então, manter os utensílios e objetos que você mais usa por perto é fundamental para garantir o bom funcionamento, e também para não transformar o ato de ir pro fogão numa bagunça completa! Organize esses utensílios importantes em lugares fáceis de visualizar. Sabe aqueles armários de cozinha com porta transparente? São ótimos para preservar tudo organizado e ao alcance.

2. Escolha bem seus armários
A escolha desses móveis pode ser determinante, viu? Por isso, dê preferência aos armários de cozinha vendidos em módulos porque, dessa forma, você poderá montá-los de acordo com o espaço que possui. Lá no site da Toque a Campainha tem um montão de modelos, dos mais tradicionais aos mais moderninhos - uns até com porta de vidro colorida. Ah! Não esqueça de aplicar, dentro deles, a regrinha de organização que vimos anteriormente, mantendo tudo que você mais utiliza sempre ao alcance!


3. Objetos coloridos podem ser funcionais
Este semestre eu tive uma professora que era fissurada em organização. Nas aulas dela, cada utensílio era para um preparo específico, e ai de quem resolvesse inovar. Pode parecer uma besteira, mas sabia que esse cuidado acaba ajudando a gente na hora de ir para o fogão? Eu juro que sim! Afinal, você deixa de perder aquele tempo enorme procurando uma panela que seja boa para cozinhar um determinado molho, ou um fouet que sirva direitinho em um determinado bowl. Portanto, se quiser aplicar esse esquema aí na sua casa, minha dica é investir em utensílios coloridos. Divida tudo de acordo com as cores. E depois, volte aqui pra me contar se cozinhar ficou mais prático, tá? Pra mim funcionou muito bem!

4. Use potes de conserva para organizar temperos e preparos


Aqueles potinhos de palmito que iam para o lixo podem ser de grande serventia na organização da cozinha. Então, que tal transformá-los em porta-temperos? Na falta de potinhos de plástico, também podem ser usados para armazenar preparos - especialmente saladas. Por serem de vidro, conseguem manter as folhas fresquinhas por mais tempo.

5. Transforme a porta da geladeira em uma aliada na organização


Aqui em casa, a porta da geladeira costuma carregar dezenas de lembretes semanais - eu juro que dá mais certo que agenda! Sempre que tenho um compromisso importante, ou alguma tarefa que não posso esquecer, trato de colar na porta - e retiro, óbvio, quando concluo a tarefa, ou quando o evento passou.

A geladeira pode ser uma grande aliada na organização da sua rotina, e também da própria cozinha. A lista de compras, por exemplo: que tal usar um post-it para anotar tudo o que está faltando?


Depois de aplicar todas essas dicas aí na sua casa, eu tenho certeza que sua vida vai ficar bem mais prática. Agora, conta pra mim: o que você faz pra manter tudo em ordem? Vamos trocar mais dicas aí nos comentários!



 Este post é um publieditorial, mas as opiniões expressas aqui são reais. O GN só divulga marcas e produtos em que realmente acredita. :)

Veja também:

4 comentário(s)

  1. Oi Mari, a minha cozinha até que é bem organizadinha, viu? Gosto de manter tudo no seu devido lugar, senão acabo me atrapalhando na hora das receitas. Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas, Mariana!! Outra dica legal é utilizar potes de vidro para armazenamento da comida. O vidro não deixa cheiro e gosto e duram mais tempo que o plástico! Vale a pena investir neles!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Instagram Images