Cuidados com o cabelo: coisas para fazer em casa


Tá com o cabelo detonado, sensível, sem brilho ou força? No post de hoje eu reuni algumas dicas para você recuperar os fios e garantir que seu cabelo volte a ser forte e sedoso. Vem comigo que eu separei um monte de dica bacana!

- Óleo de coco
O óleo de coco é ótimo para nutrir o cabelo. Eu uso de dois modos: por meio da umectação, que é quando eu aplico o óleo no cabelo seco e sujo e deixo agir por pelo menos uma hora; e na máscara de hidratação, depois de lavar o cabelo com shampoo - nesse caso, misturo um pouco do óleo no creme, aplico nos fios já limpos e úmidos, espero o tempo de ação da máscara e retiro.

- Vinagre de maçã
Um dos melhores tratamentos caseiros que eu já testei - recomendo muito para quem tem química. Faço assim: despejo sobre os cabelos limpos, espero alguns minutos e enxáguo normalmente. A composição do vinagre ajuda a equilibrar o PH, além de selar as cutículas. É possível notar melhora na primeira aplicação.

- Aplicar shampoo apenas no couro cabeludo
Antigamente, eu também esfregava as pontas. Porém, com o tempo, descobri que essa mania era prejudicial ao fios, e acabei mudando meu hábito no chuveiro. Já que a espuma que escorre da raiz é suficiente para limpar o  cabelo, hoje em dia eu massageio apenas o couro cabeludo.

- Usar um bom óleo nas pontas
Isso faz uma baita diferença! No momento, tô usando o Óleo de Coco da Amend - tem resenha sobre ele aqui. Mas você pode escolher outra marca ou, ainda, fazer uso de um óleo vegetal - mas lembre-se de usar só um pouquinho!

- Nunca dormir de cabelo molhado
Eu pinto o cabelo e, por isso, meus fios são mais sensíveis. Quando lavo o cabelo, então, o cuidado tem de ser ainda maior, já que molhado ele fica muito mais propício à quebra. Então não tem jeito: eu não durmo de cabelo molhado! Apelo para o secador e só vou deitar quando os fios já estão bem sequinhos. 

- Deixar que os fios sequem sozinhos
Só uso o secador em casos extremos, como no exemplo que citei acima - quando preciso me deitar e o cabelo ainda não está seco. Noa dia a dia mesmo, eu deixo os fios secarem sozinhos. Isso porque secador todo dia também compromete a saúde dos fios.

E vocês, quais são seus truques? Me contem aí nos comentários!

Veja também:

2 comentário(s)

  1. Oi Mari! Que gostoso descobrir seu blog. :)
    Me diz uma coisa, quando usa o óleo de coco na hidratação do hair, você prefere a umectação ou a máscara?
    Beijo beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Eu que fico contente com a sua visita! <3
      Eu já fiz uso do óleo das duas formas e prefiro na máscara. Isso porque minha raiz é oleosa e os fios, por terem química, absorvem bem. Então, quando faço umectação, tenho dificuldade de retirar depois. Já na máscara, é mais tranquilo.
      Pra resumir, umectação com cabelo seco só se os fios estão muito detonados. Já quando o meu cabelo está mais forte, coloco o óleo na máscara mesmo. <3
      Beijoca! E brigada pelo comentário!

      Excluir

Instagram Images