Blogareasy: dicas para quem quer trabalhar com um blog

Oi gente! Há alguns anos eu comecei aqui no blog um projeto especialmente voltado para produtores de conteúdo. A ideia era compartilhar tudo o que eu aprendi nesses 7 anos de blogosfera, e assim ajudar com o pouco que eu sei. É verdade que, por muitas vezes, o projeto foi deixado de lado, dando espaço a outros assuntos, também relevantes. Porém agora, com os novos planos que eu tenho para o GN, resolvi retomar as postagens com força total. O plano é falar sobre esse assunto com maior frequência e trazer um montão de dicas pra quem me acompanha!

Hoje, por exemplo, trago um post com uma participação muito especial pra mim: a Vi Camargos, da Brands & Blogs. Lá, eles trabalham com conteúdo, link building e marketing de influência. Ela, muito querida, deu dicas valiosas para quem quer trabalhar com um blog. Olha só como foi a entrevista! :)


GN - Na hora de buscar influenciadores para uma determinada campanha, o que vocês mais observam?

B&B - A primeira coisa a ser observada é o nicho. É imprescindível que o influenciador tenha afinidade com o produto ou serviço que o cliente quer divulgar. Por exemplo, não é legal fazermos uma parceria para divulgar acessórios de moda em um blog que só aborda decoração. No caso da Brands & Blogs, a gente gosta de trabalhar com conteúdos que sejam informativos e realmente  interessantes para os seguidores.    

GN - O que um blog precisa ter para ser selecionado?

B&B - A questão do nicho é uma regra mesmo. Porém, além disso, diria que depende muito do objetivo do cliente. Se o objetivo for apenas chamar a atenção para a marca, ou divulgar produto ou serviço, a qualidade do trabalho do influenciador, seja nos textos, fotos ou vídeos, e o número de seguidores nas redes sociais costumam contar. Porém, quando o cliente quer também aumentar a visibilidade na Internet e melhorar sua autoridade, que está relacionada ao seu posicionamento nas buscas do Google, por exemplo, observamos uma série de outros fatores. É aí que entram as métricas. Neste caso, usamos ferramentas para analisar o tráfego, os links que o site ou blog recebe e as métricas de autoridade que indicam se o site é bom e confiável aos "olhos" do Google. Nesse caso, é imprescindível que o blog tenha domínio próprio.  

GN - O que o blogueiro deve evitar?

B&B - Primeiramente, o plágio. O blogueiro deve trabalhar somente com conteúdo original. Vale lembrar que conteúdos duplicados podem prejudicar o site, além de fazer com que perca credibilidade. Deve também evitar postar fotos e vídeos em baixa resolução.  

GN - Que dicas você daria para quem deseja se profissionalizar?

B&B - A primeira coisa, como disse, é ter domínio próprio e investir em um layout bacana. Em seguida, investir na otimização do seu site. Para isso, o ideal é contar com a ajuda de um profissional de SEO. A otimização fará com que o site carregue mais rápido, proporcionará melhor experiência ao leitor, fazendo com que melhore seu posicionamento nos motores de busca como o Google. 

Além disso, sites com conteúdo de qualidade e postagens frequentes costumam ter bom desempenho. Então, a dica é investir em posts que tenham valor para os seguidores e nunca ficar longos períodos sem postar. Uma boa forma para nortear as pautas é estar sempre sintonizado com as novidades no seu nicho de atuação. O Google Trends é uma boa ferramenta para saber dos temas e matérias em alta no momento.  

É desejável que os blogs sejam empresas (ou MEI) e emitam nota fiscal ou RPA também. 

GN - Na sua opinião, existe um momento certo para começar a trabalhar com o blog?

B&B - Não. A partir do momento que se decide monetizar o blog, é preciso trabalhar bastante o site da forma como expliquei acima. É trabalhoso, demanda esforço, mas se feito da forma correta, pode gerar bom retorno.


Pra resumir:
- Invista em um layout bacana
- Tenha um domínio próprio
- Otimize seu site
- Respeite seu nicho e fale sobre assuntos com os quais tem familiaridade
- Produza conteúdo de qualidade, com imagens e vídeos em alta resolução
- Mantenha uma frequência de posts
- Se puder, transforme seu blog em empresa, para poder emitir nota fiscal


Viu, gente? Não tem hora certa para começar trabalhar com um blog: basta querer e se esforçar. A Vi lembra ainda que na B&B eles sempre revisam o mailing. Então, se você é um influenciador ou influenciadora digital, e está pronto para fazer do blog o seu trabalho, é só clicar aqui, preencher o formulário e aguardar. Quem sabe não tem uma oportunidade de parceria esperando por você agora mesmo?

Gostaram das dicas? Quem aqui também trabalha com o blog? Que assuntos vocês gostariam de ver num próximo post? :)

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5 comentário(s)

  1. Dicas maravilhosas essas! Realmente há um certo passo a passo a se seguir para profissionalizar o blog e está tudo muito bem exemplificado na entrevista! Conteúdo indispensável pra quem quer transformar o blog em um negócio <3 beijos!
    Colorindo Nuvens

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  2. Eu adorei a entrevista! Achei o post bem útil e não conhecia o trabalho deles ainda; achei super interessante. Inclusive vou dar uma olhada nos outros posts da tag. Volta com tudo que vai ser sucesso!

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  3. Oi Mari, bacanas demais as dicas da Vi! É sempre bom ficar ligado nas oportunidades de parceria, né? E estar preparado para as demandas das empresas é importante demais. Um beijo :*

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  4. Ahh que dicas maravilhosas.
    Adorei esse bate papo e puder ficar mais por dentro de como funciona =D

    Sai da Minha Lente

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  5. Primeiramente parabéns pelo post 👏🏼👏🏼 ainda não tenho o meu blog como a minha única fonte de renda. Gostei de todas as dicas e preciso aprender melhor sobre seo, pois tenho muita dificuldade.
    Nós próximos posts gostaria de saber sobre seo ou quanto cobrar por publicidade no blog.
    Bjs
    Mari

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