Dicas para perder o medo de cozinhar
Uma das coisas mais legais que o casamento me trouxe foi a paixão pela comida. Mas sabem de uma coisa: nem sempre foi assim. Eu confesso que antes rolava aquela preguiça quando eu tinha que ir para a cozinha. Também sentia um pouco de receio: e se eu errasse a mão no tempero? E se deixasse a comida queimar? E se ninguém gostasse? Era tanto "e se" que eu preferia não me arriscar muito...
Mas ao mudar pra São Paulo, me vi diante de um impasse: quem ia preparar a comida, já que a mamãe não estava mais por perto? Eu ia ter que botar a mão na massa. Arregacei as mangas e, entre um errinho ali e um acerto aqui, fui treinando minhas habilidades no fogão - que não eram muitas.
Resultado? Descobri que amo fazer isso. E criei uma espécie de relação linda com a comida e com os temperos.
Eu sei que aprender a cozinhar é um desejo de muitos, mas o medo pode ser um empecilho. Por isso, reuni algumas dicas para quem quer começar - nada profissional e tudo baseado na minha própria experiência aqui em casa.
Liberdade é fundamental
Eu percebi que cozinhar é mais gostoso quando estamos no nosso cantinho... a gente não fica com receio de mexer nas panelas, nem de estragar nada quando estamos lidando com as nossas coisas. Por mais que a casa dos meus pais também fosse minha, a verdade é que eu nunca me senti 100% à vontade para cozinhar o que desse na telha - até porque, eu morava com mais quatro pessoas. Então, estar na sua própria cozinha e ter a liberdade para preparar o que quiser faz muita diferença.
Use sua imaginação e intuição
É claro que receitas mais elaboradas às vezes exigem instruções específicas. Mas é tão gostoso quando a gente segue a intuição e prepara aquele prato que está na cabeça! Eu já preparei muitas comidinhas assim, usando apenas a imaginação. Nem sempre dá certo, mas quando dá... é sempre muito bacana! Hahaha :)
Antes de cozinhar, prepare a cozinha
Se você acompanha algum reality show gastronômico, já percebeu a semelhança que existe entre eles: a cozinha sempre impecável. Pode até parecer uma bobagem, mas é super importante cozinhar em um local organizadinho. É como se desse outro sabor à terapia, entende? E ah, quando terminar, nada de deixar bagunça.
Brinque com os alimentos e temperos que você gosta
Não vá pelo lado difícil: é sempre melhor começar pelos alimentos e temperos que você gosta e conhece. Pense nas possibilidades e use sua criatividade.
Quando não tiver MESMO afim de cozinhar, não cozinhe
E isso é outro ponto importante. Porque, se você criar o hábito de cozinhar contra a sua vontade, o que era para ser um momento gostoso do seu dia se transformará em um ritual entediante. Cozinhar, preparar o alimento pra você ou alguém que ama, é um ato de carinho. Então procure sempre colocar amor nos seus pratos.
Quem aqui cozinha ou tem vontade de aprender a cozinhar? Quero trocar receitas, by the way. Hahaha!
Mina, da pra colocar as receitas desses pratos MARAVILHOSOS das fotos??? To só babando! hsuahsuahsuahausha nao curto cozinhar e admitoque esse post foi um empurraõzinho... quem sabe uma receitinha dessas nao ajudaria mais ainda? hahahah folgada nada né... beijo!
ResponderExcluirHAHAHAHAHAHA, dá sim!
ExcluirEsse ano ainda teremos novidades aqui e no canal: vou começar a compartilhar as receitas e cozinhar tb! <3 <3
E não é folgada, não! Hahahaha! Adorei a ideia!
eu aodro cozinhar e me jogo mesmo! <3
ResponderExcluiro mais lindo é que meu marido é super de boa e ele só fica "pelo menos vc anotou os ingredientes?"
pq eu sempre pego tudo e vou juntando, depois fica perfeito e eu nem lembro como foi!
hahahahaha
um beeeeeijo sua lindinha! <3
http://flowerthingsbox.blogspot.com
Ah, que fofo! Aí deve ser uma delícia mesmo ir pra cozinha... quando se tem apoio de quem vc ama, fica tudo mais especial, né? <3
ExcluirTambém adoro cozinhar mari! Esse ano uma das minhas resoluções foi cozinhar mais, andava muito preguiçosa sabe?! Ai comecei a ver videos e ficar com muita vontade e descobri que não é tão difícil quanto a gente pensa as vezes né?
ResponderExcluirps: Amei o layout novo!
beijocas :*
www.amosoublog.com
Nhaaa, brigada, Ingra! <3
ExcluirNão é difícil mesmo. Eu apanhava no começo, mas é só questão de insistência e prática que a gente pega o jeitinho. :)
Eu morro de vontade de cozinhar mas também morro de medo de botar fogo na cozinha. Juro, sou a pessoa mais atrapalhada do mundo hahaha
ResponderExcluirAbraço,
omundodemis.blogspot.com
Hahahaha, ahhh, é nada!
ExcluirVc não me viu cozinhando... a comida até que fica boa mas a cozinha, ó, uma bagunça e às vezes várias coisas quebradas. HAHAHAHAHAHA